O chapéu-de-couro é uma planta medicinal da espécie Echinodorus grandiflorus, rica em substâncias como flavonóides, diterpenos alcalóides e taninos, possuindo propriedade anti-inflamatória, antirreumática, diurética e hipotensora, sendo popularmente muito utilizada para o tratamento de artrite, infecção urinária ou problemas de pele, como furúnculo ou dermatite, por exemplo.
Por ser anti-inflamatório, ele previne e ameniza o aparecimento de manchas, inclusive, o vitiligo. Condição rara, que altera a cor da pele em determinadas regiões do corpo.
O chapéu-de-couro (Echinodorus grandiflorus e Echinodorus macrophyllus) é uma planta medicinal de áreas alagadas de ocorrência em grande parte do território brasileiro. Estudos preliminares demonstraram que o extrato bruto da espécie Echinodorus grandiflorus possui uma diversidade química estrutural em diterpenos e flavonoides além de significante atividade anti-hipertensiva. Os principais constituintes químicos encontrados no gênero Echinodorus são taninos, flavonoides, triterpenos, glicosídeos, equinodorosídeos, essências e sais minerais. O seu uso popular tem sido validado pelas pesquisas, demonstrando o seu potencial para a indústria farmacêutica.
Para quem sofre com hérnias, dermatoses ou furúnculos também podem utilizar o chapéu-de-couro, mas não precisa preparar o chá. Basta amassar a folha e colocar diretamente no local afetado.
O Chapéu de Couro é um excelente diurético, por causa de seu teor de saponinas. A eliminação de líquidos melhora os sintomas das doenças reumáticas e ajuda a eliminar o acúmulo de líquidos lubrificantes nas articulações. Como consequência, também melhora a mobilidade e reduz a dor.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que o extrato da folha do Chapéu de Couro tem o poder de fazer os vasos sanguíneos relaxarem, baixando a pressão sanguínea.
Faço uso do chapéu de couro pra controlar minha pressão já quase um ano,gostaria de saber já que substitui o remédio pela planta por quanto tempo posso fazer uso do chá e se poderei usar pra sempre como seria com o medicamento pra pressão.Tomo duas vezes ao dia e uso uma colher de sobremesa pra uma xícara de água
Ajudando a evitar a hipertensão (pressão arterial elevada), o chá de chapéu-de-couro protege a saúde cardiovascular e reduz o risco de o coração ser acometido por graves problemas. Também controla o nível de colesterol.
A composição da chapéu-de-couro é rica em sais minerais e antioxidantes, por isso tem tantos benefícios diferentes. O melhor é que este o fato de ser natural, garante que não haja nenhum efeito colateral.
O limão é conhecido por seus benefícios à saúde. Porém seus poderes vão muito mais além. Seu cheiro único é associado à limpeza e frescura do ambiente e diz-se que ele tem a capacidade de melhorar o humor. É por isso que esta fruta cítrica, na medicina natural, muitas vezes é utilizada para auxiliar no […]
O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro que podem crescer até os 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.
O chá da planta tem ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, diurética, antiartrítica, anti-hipertensora e laxante. Incrível não é mesmo? Além de tudo isso trata também da tosse e de dores de garganta.
A planta do chapéu-de-couro sendo utilizada de forma correta, conforme as indicações, não produzem efeitos colaterais, embora seu uso prolongado possa abaixar a pressão arterial.
O alisma mantém suas partes inferiores imersas e suas folhas e inflorescências para fora da água. São comuns nas margens de rios, lagos, brejos e pântanos, podendo sobreviver totalmente imersas por um período de tempo e tolerar curtos períodos de seca. Possui flores brancas com manchas amareladas na parte basal, apresentando infrutescências arredondadas de coloração castanha na maturação.²
O chapéu-de-couro é uma planta medicinal, também conhecida por chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro, congonha-do-brejo, erva-do-brejo, aguapé, erva-do-pântano, chá-de-pobre, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.
Você já sabe que essa planta faz bem para a pele. Acontece que, por ser diurética, ela ajuda na eliminação de líquido. E a retenção de líquidos é uma grande inimiga da pele. Mas não é somente isso que faz do chapéu-de-couro um aliado para a pele.
Carqueja: para que serve e como fazer o chá A carqueja é uma planta medicinal, da espécie Baccharis trimera, muito utilizada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a carqueja também pode […]
O chapéu-de-couro (Echinodorus grandiflorus) é uma planta medicinal também conhecida popularmente como chá-de-campanha, chá-mineiro, aguapé, alismácea, erva-de-bugre, congonha-do-brejo, erva-do-brejo e erva-do-pântano. O chapéu-de-couro é uma planta herbácea perene, semiaquática, nativa do Brasil, sendo encontrada principalmente no Sudeste em regiões alagadas de cerrado, sobretudo nos estados de Minas Gerais e São Paulo, porém, também pode ser encontrada no Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) e Sul (Paraná e Santa Catarina).
As partes normalmente utilizadas do chapéu-de-couro, também conhecido como erva-do-brejo, aguapé ou erva-do-pântano, são as folhas para o preparo do chá, ou a raiz, utilizada na forma de cataplasma.
Esta erva tem também uma ação diurética e depurativa do organismo sendo por isso muito importante para o tratamento dae afeções renais e das vias urinárias, do fígado e do estômago.