Para Que Serve O Ch De Melissa?

Para que serve o ch de melissa

O chá de melissa pode trazer diversos vários benefícios para a saúde, como aliviar a insônia e ansiedade, melhorar a digestão, combater a cólica menstrual, além de ajudar no tratamento da herpes.

Benefícios do chá de melissa

Outro uso popular de chá de melissa é o de acalmar o estômago. Se você sofre regularmente de indigestão, excesso de flatulência, constipação, doença de refluxo ácido, cólicas ou inchaço, tomar uma xícara relaxante deste chá todos os dias pode potencializar sua digestão e garantir a absorção de nutrientes adequados.

A melissa é usada para aliviar os sintomas de estresse, ajudá-lo a relaxar e melhorar seu humor. Sabemos que o excesso de hormônios do estresse no corpo pode resultar em vários problemas, incluindo níveis mais altos de estresse oxidativo, pressão sobre o metabolismo e problemas cardíacos.

Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais

As propriedades antibacterianas e antissépticas presentes na melissa tornam o chá uma arma eficaz contra uma variedade de resfriados, gripes e infecções. Se usada regularmente, seus compostos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir ou até mesmo eliminar inflamações.

Agora que você já sabe diferenciar a melissa das outras plantas similares e também conhece os benefícios, vamos ao preparo. Além de aproveitar as propriedades terapêuticas, ao ingerir o chá vai se deliciar com seu sabor delicado e perfumado. Veja a seguir.

As propriedades antibacterianas e antissépticas presentes na melissa tornam o chá uma arma eficaz contra uma variedade de resfriados, gripes e infecções. Além dos efeitos antioxidantes, este chá também pode ajudar a promover a produção de glóbulos brancos e eliminar o muco e a fleuma, que é onde muitos patógenos gostam de se esconder e prosperar.

Contraindicações

Gosto muito do chá da Melissa. Mas Desse de pequena. Conheço por erva cidreira de vara .só não sabia que e o chá e bom pra insônia .tenho muito insônia. Já vou tomar ….chá todos os dias

Nota: se você estiver em tratamento, converse com seu médico antes de tomar este chá medicinalmente. Sua medicação pode precisar de ajustes.

Para pessoas predispostas ou que sofrem com a doença de Alzheimer, o chá de melissa pode ajudar a melhorar a função cognitiva e aguçar a memória. 

Dicas

Dicas

O Chá de Melissa tem excelentes propriedades para a melhorar digestão e combater o estresse, a melissa é considerada um grande relaxante. E isso sempre é algo bom para quando você está estressado.

Estudos sugerem que o chá pode ajudar a tratar problemas relacionados à tireoide, ajudando a regular a sua função, além de estimular e fortalecer o sistema imunológico em pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Como fazer o chá de melissa?

Leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente a quantidade de açúcar que lhe agrada e, caso deseje, pode pingar no Chá de Melissa ainda quente algumas gotas de limão. Caso queira fazer a quantia para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa.

Você pode fazer o chá em casa com esta receita muito simples. Você precisará de melissa (erva-cidreira) fresca ou seca, água e um pouco de mel para adoçar.  Se fizer chá com folhas frescas, você pode deixá-las inteiras ou cortá-las para liberar mais óleos benéficos. Confira a receita.

Conheça a especialista

O chá de melissa tem sido comumente associado em estudos a uma redução do vírus de herpes. Os flavonoides e compostos fenólicos presentes são os principais responsáveis por essa diminuição do vírus. Seu uso pode ser feito topicamente, mas o impulso do sistema imunológico obtido com a ingestão do chá também pode ajudar a amenizar esta doença sexualmente transmissível.

Os benefícios do chá são relacionados às propriedades da planta. Entre os compostos ativos destacamos o ácido rosmarínico, flavonóides, eugenol, taninos, zinco, cobre, além de diversas vitaminas. Por isso, conheça os benefícios do consumo do chá.

Quem não pode usar

Além disso, esse chá de ervas é considerado um excelente tônico para o fígado, ajudando a equilibrar os níveis hormonais e aliviando as ondas de calor que acompanham a menopausa.

Amado pelo seu cheiro cítrico e sabor, este chá é um dos melhores para adultos e crianças. Além de ser ideal para tomar em várias ocasiões, é fácil de cultivar. Você pode ter um vaso com esta erva em sua casa e rapidamente fazer uma xícara de chá quando precisar.

Os benefícios do chá de melissa são inúmeros. Você deve beber se sofrer de ansiedade, insônia, resfriado, tosse, gripe, infecção respiratória, Alzheimer, demência, febre, cólicas menstruais dolorosas, herpes, inchaço, flatulência, dores de cabeça, pressão alta e até picadas de insetos.

Novidades Por E-mail

Novidades Por E-mail

Além disso, o chá de melissa acalma o trato digestivo, trata distúrbios do sono, impulsiona o sistema imunológico, desintoxica o corpo, diminui a febre, elimina a ansiedade, alivia os sintomas menstruais, e muito mais.

Terpenos na planta geram efeitos calmantes anti-inflamatórios que estabilizam o tecido cerebral agitado. O composto Eugenol é um analgésico que pode anestesiar os músculos irritados ou tensos. Os taninos podem combater infecções bacterianas e vírus, ajudando a manter a saúde das estruturas e processos neurais.

Um estudo descobriu que tomar o chá alivia os efeitos negativos do estresse psicológico. Os participantes que tomaram chá de melissa relataram um aumento da sensação de calma e redução dos sentimentos de alerta.

Para que é bom água de Melissa?

Água de Melissa Ifal, para o que é indicado e para o que serve? Este produto tem alegações de uso como carminativo (redução de gases intestinais), antiespasmódico (previne espasmos e cólicas no estômago, intestino) e ansiolítico leve.

Onde posso comprar água de Melissa?

Agua De Melissa Ifal 48ml - PanVel Farmácias.

Como é o pé de Melissa?

De porte arbustivo, com altura que pode chegar a 80 centímetros, a melissa possui folhas grandes e ovais, com bordas picotadas, de cor verde intensa na parte superior e verde-claro na inferior. É toda recoberta por uma lanugem, e suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso.

Quais os tipos de erva-cidreira que existe?

A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.

Como molhar pé de erva-cidreira?

MODO DE CULTIVO E REGA: Erva que gosta de sol. Regar 3x por semana quando quente/seco e 2 por semana quando frio/úmido. Precisa de solo rico em nutrientes, fértil, úmido, leve e bem drenado. Mede de 40 a 80cm de altura e é perene ou bienal e muito ramificado.

Quantas vezes molhar Hortela?

A terra deve sempre permanecer úmida, mas não encharcada. Se o clima estiver quente, você pode regar a planta várias vezes por dia. Deixe o vaso voltado para o leste, pois a hortelã se desenvolve melhor com seis ou mais horas de luz solar.

Como plantar erva cidreira no vaso?

Há duas coisas que precisam de atenção: o local onde o vaso vai ficar (deve receber luz solar por, no mínimo, 4 horas por dia) e a camada de drenagem. Antes de adicionar o substrato, faça uma camada no fundo do vaso com argila expandida ou brita (pedra de construção).

Como conservar o capim cidreira?

Mas o fato de ser resistente não significa que a planta possa ficar abandonada. Ela suporta geadas e curtos períodos de estiagem, porém, para manter suas folhas verdinhas, o ideal é regá-la de duas a três vezes por semana.

Como congelar folhas de capim cidreira?

Cada erva, um método Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente. Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar).

Qual a maneira correta de fazer chá de capim cidreira?

Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.

Como guardar folhas de erva cidreira?

Dá pra fazer em casa, no microondas, fácil, fácil. As ervas precisam estar lavadas e bem secas. Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha.

Como armazenar folhas de chá?

  1. Deixe longe das embalagens de plástico. O plástico não é, nem de longe, um bom lugar para guardar qualquer tipo de alimento, quanto mais o chá. ...
  2. Use latas de metal ou recipientes de cerâmica. Eis 2 excelentes locais para guardar as suas folhas de chás da melhor forma possível. ...
  3. Use tampas herméticas. ...
  4. Chás em saquinhos.

Como secar erva cidreira para chá?

Depois de cortar as ervas e fazer pequenos ramos, basta pendurar num local seco e ventilado e de preferência na ausência de sol. Uma dica importante: devem evitar cortar as plantas quando estiverem molhadas (com orvalho ou chuva).

Como fazer chá desidratado?

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Como desidratar capim?

É só seguir esses passos:

  1. Separe as plantineas que serão secas;
  2. Procure um lugar com sombra, seco e com bastante circulação de ar;
  3. Faça um varal e pendure as flores com as pétalas para baixo;
  4. Deixe secar por, pelo menos, três semanas (sem pressa);
  5. Finalize aplicando spray de cabelo e pronto!

Como secar plantas rápido?

Use uma prensa para flores para uma secagem mais rápida. Coloque-os entre duas folhas de papel mata-borrão ou várias outras folhas de papel-toalha. Coloque toda essa pilha de papéis na prensa aberta, então feche-a bem apertada. Verifique a cada poucos dias para trocar os papéis úmidos e ver se as folhas estão secas.