EQST

Para Que Serve A Teleterapia?

Para que serve a teleterapia?

Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são geralmente diárias.

Qual o conceito de teleterapia?

Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são geralmente diárias.

Qual a diferença da teleterapia e braquiterapia?

Existem três modalidades de radioterapia: Teleterapia (tele, do grego “á distância”) ou também chamada de radioterapia externa, é feita com o uso de aparelhos de cobalto ou aceleradores lineares. A braquiterapia (brachys, do grego “próximo”) é usada fonte de radiação em contato direto com os tecidos a serem irradiados.

Como é feito o tratamento de braquiterapia?

A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.

Quais os tipos de equipamentos de teleterapia?

Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de câncer de pele.

Quais os tipos de aparelhos de teleterapia?

Há três tipos principais de radioterapia, que incluem a radiação externo do feixe, a radiação interna, e os produtos radiofarmacêuticos.

Quando a radioterapia é indicada?

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Quem faz radioterapia pode ter contato com outras pessoas?

“A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. O paciente pode ficar tranquilo porque sua família, amigos e colegas de trabalho não estarão expostos a nenhum tipo de radiação”, ensina Ferrigno.

Quais são os tipos de teleterapia?

Os principais tipos de tratamento com radioterapia são:
  • Radioterapia Conformada ou Tridimensional (RT3D) ...
  • ​​​​​​​Radioterapia Convencional (RT2D) ...
  • Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe (IMRT) ...
  • Radioterapia Intraoperatória. ...
  • Intrabeam e Câncer de Mama.
Mais itens...

Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia?

A braquiterapia pode ser usada com 3 objetivos diferentes: para tratar um câncer de fase inicial, podendo ser associado ou não à quimioterapia; como tratamento auxiliar, para reduzir as chances de reaparecimento do tumor após cirurgia; ou para aliviar o desconforto em casos de câncer mais avançado ou com metástase.

Quanto tempo demora uma sessão de braquiterapia?

A braquiterapia é um procedimento ambulatorial, ou seja, não exige que o paciente seja internado para sua realização. As sessões do tratamento costumam durar em torno de 1 hora, com aplicação de anestesia parcial ou total – o efeito de recuperação pode durar até 4 ou 5 horas.

Quais são os equipamentos usados na radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Quais materiais compõem uma máquina de radioterapia?

Equipamentos com radioisótopos Radioisótopos como o rádio-226, césio-137 e o cobalto-60 tem sido usados como fontes de raios gama para teleterapia. De todos os radioisótopos, o cobalto-60 provou-se o mais adequado, em função da sua maior atividade específica (curies por grama), e da maior energia média dos fótons.

Quais são os tipos de radioterapia?

Há três tipos principais de radioterapia, que incluem a radiação externo do feixe, a radiação interna, e os produtos radiofarmacêuticos.

Quais são os tipos de técnicas de tratamento em teleterapia?

Radioterapia externa
  • Radioterapia conformacional tridimensional (3D). ...
  • Radioterapia de intensidade modulada (IMRT). ...
  • Radioterapia guiada por imagem (IGRT). ...
  • Radiocirurgia esterotáxica. ...
  • Arcoterapia volumétrica modulada (VMAT/RapidArc). ...
  • Radioterapia com feixes de prótons. ...
  • Irradiação de corpo inteiro.
Mais itens...

Quais os riscos da radioterapia?

Riscos (contras) Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.

Quais os cuidados com quem faz radioterapia?

Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro. Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.

Quem faz radioterapia pode trabalhar?

Com os desafios do tratamento pelo procedimento da quimioterapia, muitos pacientes com câncer ficam na dúvida se podem ou não continuar trabalhando normalmente. A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim.