A posição anatômica serve para padronizar a descrição do corpo humano para todos os profissionais da saúde e anatomistas, ela facilita também a localização das partes do corpo.
Na posição anatômica, o individuo deverá estar em pé (posição Bípede), com a face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas do dedos voltadas para frente.
Variações anatômicas são diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo humano. Pode ser externamente ou em qualquer sistema do organismo sem que traga prejuízo funcional ao indivíduo.
Essas divisões podem ser definidas por ossos (caixa craniana), músculos e membranas (cavidade abdominal), ossos e músculos (caixa torácica).
A estes espaços chamamos de cavidades do corpo. Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
Cavidades do Corpo Humano As cavidades mais importantes estão localizados axialmente, ou seja, dentro do crânio, coluna vertebral, tórax e abdome.
A função essencial destas cavidades é a proteção dos órgãos que aí estão encerrados contra injúrias exteriores.
A cavidade nasal e os seios paranasais têm várias funções: Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.
No tronco dos animais existem três cavidades principais: Cavidade torácica, cavidade abdominal e cavidade pélvica. Cavidades são espaços, normalmente preenchidas por vísceras. O diafragma separa as cavidades torácica e abdominal.
Os órgãos são formados por conjuntos de tecidos, que, por sua vez, são agrupamentos de células que se associam e se organizam para desempenhar determinada função. Estão localizados por todo o organismo e, de modo a exercerem funções determinadas, formam os chamados sistemas, essenciais no funcionamento do corpo humano.
Parte definida de um organismo formada por tecidos que se associam para realizar uma ou mais funções. São exemplos de órgãos animais o cérebro, a pele, as brânquias, o fígado, os pulmões, os rins e os ouvidos, e de órgãos vegetais as raízes, o caule e as flores.
Os tecidos também se agrupam em nosso organismo. Um agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano. Nele podemos reconhecer presença do tecido epitelial e do muscular, entre outros.
Os órgãos são estruturas que desempenham uma função especifica dentro de um sistema. ... Há vários tipos de órgãos num organismo: olho, boca, intestino, bexiga e cérebro são exemplos de órgãos no homem; raízes, caules e folhas são alguns dos órgãos nos vegetais.
vís·ce·ra ra. 1. [ Anatomia ] Cada um dos órgãos que estão contidos nas cavidades do corpo, como o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, etc.
Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
No caso do Brasil, o Município é composto, basicamente, pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. A Prefeitura é o órgão onde se desempenha o Poder Executivo do Município; é comandada por um prefeito e dividida em secretarias de governo, por exemplo: Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, etc.