Significado paciente terminal
O conceito de paciente terminal é aquele que se aplica a pessoas que sofrem de uma doença e que estão no terminal ou no final do seu estágio, sem esperança ou possibilidade de recuperação ou porque a cura específica para a condição não tem conhecido ou porque o estado avançado da doença permite nenhuma melhoria. Sem dúvida, a noção de paciente terminal envolve um alto nível de complexidade, pois envolve a idéia da morte e uma vida chegando ao fim. Ao lado dela a idéia de eutanásia que envolve deixar morrer em paz e indolor alguém que sofreu muito tempo e não tem chance de melhorar aparece.
A noção de paciente terminal é uma noção que vem com a medicina no século XX. Isto é assim porque é só neste século, quando a medicina alcança seus avanços mais importantes, mas ainda tem de reconhecer suas limitações em alguns campos. Uma doença terminal faz com que o paciente não possui qualquer possibilidade de melhorar porque nenhuma solução conhecida, ou porque a condição de não representar retroversão possível.
Claramente descobrir ou conhecer o estado de uma doença terminal afeta as pessoas sempre maneira mais difícil, se falamos sobre os enfermos eles mesmos ou aqueles em torno deles e também sofrem desta condição. Estar na fase terminal de uma doença é, sem dúvida, uma das situações mais difíceis que podem enfrentar um ser humano, mas isso depende de cada modo em que efetivamente feito: alguns perdem toda a esperança, enquanto outros são entregues fé e preparar, pelo menos em espírito melhor para a fase final.
Atualmente, existem muitas doenças que podem levar à geração de doentes terminais. Entre eles, o HIV é um dos casos mais claras, porque geralmente o paciente chega a um ponto de deterioração progressiva que não pode ser evitada, mesmo com medicamentos apropriados. Muitos cancros são também devido doentes terminais que não responderam bem aos diferentes tratamentos e, portanto, deve resistir da melhor maneira possível até o fim.