Você já se perguntou onde o seu fundo investe o seu capital? Essa é, aliás, uma crítica muito comum a esse produto no mercado financeiro: a falta de visibilidade para o cotista do que é feito com o próprio dinheiro.
Hoje, nós vamos te explicar como realizar esse processo e deixar uma dica muito bacana: é possível acompanhar facilmente a carteira do seu fundo com o uso de uma ferramenta que temos aqui na Mais Retorno.
Além disso, ainda que não pareça em um primeiro momento, a ideia de preservar a informação do que está sendo feito por um período é uma forma de proteger o seu cotista. Isso vale especialmente para situações em que a gestão ainda está montando uma posição. Isto é, comprando um ativo.
Ao divulgar esse tipo de operação, o gestor poderia influenciar o mercado a comprá-lo também de forma que ele se valorizaria e, consequentemente, ficaria mais caro para novos aportes. De maneira mais objetiva: essa prática reduziria o potencial de ganho do cotista.
Ao selecionar o seu fundo, você será enviado para a lâmina daquele produto. Após algumas informações básicas como razão social, CNPJ, benchmark ou a classe de ativos utilizada, você pode escolher o que deseja ver entre três opções: rentabilidade, carteira e indicadores gráficos. Clique em "carteira".
A outra forma de encontrar essa mesma informação é um pouco mais abaixo na sua tela. Repare que o quadro resumo traz as mesmas informações da tabela anterior, mas agora você pode expandir esses dados clicando na seta ao lado esquerdo de cada item.
Caso o atendimento não seja satisfatório, o investidor poderá procurar a CVM por meio de seu Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), anexando cópia de seus documentos (identidade e CPF) e da documentação que comprove o atendimento pela instituição, para que a CVM possa apurar o ocorrido e verificar a situação da aplicação do investidor.
A ideia da nossa ferramenta de fundos de investimentos é permitir que você, em poucos cliques, tenha um acesso muito próximo aos ativos nos quais o seu gestor investe o seu dinheiro. Assim, fica mais fácil acompanhar os investimentos e até mesmo verificar se a estratégia está de acordo com a sua expectativa.
Selecionando a segunda opção a qual, afinal, traz a informação que queremos, nós já podemos partir para a análise do fundo desejado que, neste caso, é o Alaska Black Institucional FIA.
Cotistas que participaram do Período de Preferência receberão mais direitos para participar desta segunda etapa. Algumas emissões poderão ter o Montante Adicional para pedirem ainda mais cotas.
É por essas questões que é fundamental saber onde o seu fundo investe. A boa notícia é que você pode sanar qualquer dúvida a esse respeito com uma ferramenta muito simples que desenvolvemos aqui no Mais Retorno. É hora de apresentá-la.
Ao fazer isso com as ações, por exemplo, você pode enxergar qual a posição do Alaska Blacka Institucional FIA. Veja como a maior exposição do fundo está nas empresas Magazine Luiza, Cogna Educação, Petrobrás, Rumo e Vale.
Usando dela, você pode facilmente encontrar informações valiosas sobre diferentes tipos de fundos de investimentos. Há, inclusive, a possibilidade de comparar indicadores de fundos de uma mesma categoria com outra ferramenta: a comparação de fundos. Mas isso é assunto para outro post.
Para verificar se ainda há valores a serem recebidos, o investidor deve entrar em contato com o administrador do fundo, de posse de documento que indique a existência da aplicação. Recomenda-se que esse contato seja documentado (mensagem eletrônica, protocolo de entrega de correspondência etc.). É possível, também, realizar consulta pelo sistema disponível no site da CVM.
Neste sentido, a primeira coisa a fazer é ler o regulamento do fundo antes mesmo de cogitar qualquer aporte. Esse documento é extremamente importante e contém todas as regras de atuação da gestão, inclusive mencionando práticas permitidas e proibidas.
Na parte inferior da página, você tem uma tabela com a estratificação dos ativos. Podemos ver que as maiores posições de ações eram em Locaweb (LWSA3), JHSF (JHSF3), Ânima Educação (ANIM3) e Totvs (TOTS3).
Lembrando que você pode ir trocar a posição do seu mouse e, automaticamente, essas informações abaixo vão se atualizando. Trata-se de uma forma extremamente veloz de entender onde a gestão aloca o capital dos seus cotistas.
Podem ser obtidas todas as informações públicas dos fundos, tais como o valor diário da cota e do patrimônio líquido, o número de cotistas, valores captados e resgatados. Ainda é possível consultar o Regulamento, o Prospecto, a Lâmina de Informações essenciais, a Composição da carteira, os Fatos Relevantes e os Balancetes de cada Fundo.
No exemplo abaixo, deixamos ele sobre a maior posição dentro da carteira de ações. Veja que, logo abaixo, já aparece o ticker MGLU3, o valor de exposição e a participação dessas ações na carteira. Ou seja, o fundo tem peso maior para ações da Magazine Luiza.
No entanto, ao comprar cotas de um fundo de investimento, você sabe onde de fato onde seu dinheiro será aplicado? Como os gestores estão trabalhando para fazer seu capital render? Ou será que ele simplesmente está parado em caixa?
Assim que posicionar o seu cursor nesse menu, o site vai abrir um menu suspenso com três grandes categorias. A que nos interessa é a primeira: "fundos de investimentos". Dentro dela, selecione a "comparação de fundos".
Ademais, ainda temos uma série de indicadores para uma análise completa. Esses fatores são fundamentais para entendimento do trabalho de um fundo de investimentos e, principalmente, se a gestão está de acordo com os seus objetivos.