cUF: É o código do estado onde está a empresa emitente da NF-e (2 dígitos); AAMM: Representam o ano e mês da emissão da NF-e (4 dígitos); CNPJ: Trata-se do CNPJ da empresa emitente (14 dígitos); mod: É a identificação do modelo da NF-e (2 dígitos);
Com o documento, é possível ter informações sobre todas as ações contábeis da organização. Por isso, você terá registros de todas as notas já emitidas em um só lugar, além dos arquivos XML e chaves de acesso.
O procedimento para esse tipo de solicitação vai depender de cada Secretaria. Mas, no geral, será necessário entrar em um sistema próprio do órgão responsável portando o número do seu CNPJ e um Certificado Digital.
Outro obstáculo no dia a dia do departamento fiscal das empresas diz respeito a chave de acesso, que frequentemente é confundida com o próprio número da NFe durante o processo de recebimento. Mas qual é a diferença entre esses números?
No documento em que você deseja encontrar o número da nota, seja uma NF-e, NFC-e ou Danfe, localize a seção superior com as informações mais importantes, como detalhes sobre o emitente e o destinatário e os valores da transação.
Na NFE.io é possível se livrar dessas tarefas repetitivas através de integrações com meios de pagamento, plugins, planilha do excel ou conectando diretamente com a nossa API.
Além de ser uma parte importante da identificação de notas emitidas pela sua empresa, a série da nota fiscal contribui para o controle e organização, simplificando sua gestão, e para a verificação de autenticidade das notas fiscais pelos órgãos fiscalizadores.
Se sua empresa já aderiu ao SPED fiscal, é possível utilizá-lo para consultar as chaves de acesso de suas notas fiscais.
E mais. Se você precisar do código de uma ou duas NFe recentes, isso pode até ser um procedimento simples. A questão se agrava quando você quer solicitar várias chaves de notas fiscais muito antigas (dentro do prazo obrigatório de 5 anos).
O portal contábeis é feito para profissionais como você, que procuram informação de qualidade e uma comunidade ativa e pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.
Como Emitir Notas Fiscais Eletrônicas Gratuitamente com o Emissor do SEBRAE
Depois de baixado o arquivo XML, ele pode ser convertido para PDF e impresso, se for necessário.
(dígito 44) *** Dígito verificador – DV (Cálculo no módulo 11)....Como a Chave de acesso da NF-e é gerada.
Parte do Código | Significado |
---|---|
51 | Código do Estado |
0807 | Ano e mês da emissão da NF-e |
01212344000127 | CNPJ do Emitente |
55 | Modelo da NF-e |
O que ocorre, muitas vezes, é que o emissor da NFe esquece de enviar o documento para o emitente, gerando falta de informações para os departamentos de compra, financeiros e fiscal e, além disso, ocasionar falhas nas escriturações do SPED.
É possível que existam duas Notas Fiscais com o mesmo número no Brasil, mas nunca existirão duas chaves de acesso iguais. Então, é a chave quem vai distinguir uma NFe de outra.
No portal da Secretaria da Fazenda é possível obter o número da Chave de Acesso de uma Nota específica. Para isso, é necessário ter no momento da consulta o Certificado Digital. Porém, essa consulta é realizada somente por algumas secretarias da fazenda estaduais.
A chave de acesso da nota fiscal é um código de 44 dígitos obrigatório em qualquer NF-e, podendo também ser encontrado no arquivo XML da nota e no DANFE, que é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
“Código numérico que compõe a Chave de Acesso. Número aleatório gerado pelo emitente para cada NF-e para evitar acessos indevidos da NF-e. O tamanho do campo foi reduzido para oito posições para possibilitar a inclusão do campo tpEmis na composição da chave de acesso da NF-e.”
Código numérico que compõe a chave de acesso é o número aleatório gerado pelo emitente para cada nota fiscal, para evitar acessos indevidos da nota fiscal.
O CFOP é o código de nota fiscal responsável por definir o pagamento de impostos sobre as mercadorias recebidas e transportadas na sua empresa. Ou seja, ele identifica a natureza de circulação de produtos e ajuda a organizar e registrar as movimentações.
Os grupos que compõem a chave de acesso da nota fiscal eletrônica são: cUF: É o código do estado onde está a empresa emitente da NF-e (2 dígitos); AAMM: Representam o ano e mês da emissão da NF-e (4 dígitos); CNPJ: Trata-se do CNPJ da empresa emitente (14 dígitos);
Como mencionado no tópico anterior, a Chave de Acesso de um Documento Fiscal é composta de uma sequência numérica, formada por 44 números. Esses números representam dados que formam a identidade da nota fiscal. A formação do número se dá através de grupos que têm uma quantidade específica de caracteres.
A Chave de Acesso do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) deverá possuir uma sequência de 44 caracteres numéricos representados pelos seguintes campos: Código da UF do emitente, Ano e Mês de emissão, Modelo, Série, Número do CT-e, Forma de emissão, Código Numérico e Dígito Verificador.
A Chave de Acesso de um Documento Fiscal: NF-e, CT-e, NFC-e e MDF-e é formada pelas seguintes informações: ... tpEmis – forma de emissão da NF-e; cNF - Código Numérico que compõe a Chave de Acesso; cDV - Dígito Verificador da Chave de Acesso.
Como consultar uma NF-e ou CT-e no Portal Nacional da Sefaz?
Pela SEFAZ No portal da Secretaria da Fazenda é possível obter o número da Chave de Acesso de uma Nota específica. Para isso, é necessário ter no momento da consulta o Certificado Digital. Porém, essa consulta é realizada somente por algumas secretarias da fazenda estaduais.
Conforme o Manual de Orientações do Contribuinte v 6.
Saiba como se calcula o DV (Dígito Verificador) do número da Carteira de Identidade SSP-SP e veja o DV de qualquer número, utilizando a rotina abaixo. O DV corresponde ao resto da divisão por 11 do somatório da multiplicação de cada algarismo da base respectivamente por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, a partir da unidade.
Para consultar uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), por exemplo, será necessário entrar no portal da Prefeitura da empresa prestadora....Cada município pode exigir dados diferentes para a consulta da nota fiscal, mas, geralmente, você deve ter em mãos: