Onde Fica A Cidade De Caxemira?

Onde fica a cidade de Caxemira

Localizada no subcontinente indiano, Kashmir ou como conhecemos, Caxemira, está em uma localização geográfica montanhosa, ao norte do Paquistão e da Índia. Seu território engloba Jammu e Ladakh, que faz fronteira com a China. Denomina-se Caxemira então toda a extensão territorial contida na divisão explicada a seguir:

Se não bastasse o conflito pelo controle da região, há ainda inúmeros problemas estruturais. como desemprego, saúde precária, baixo IDH, falta de saneamento básico e muita violência.

América Central: o que é, países e mais!

Como organização médica, buscamos sempre oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes. O trabalho de MSF envolve uma grande variedade de atividades, desde a organização de campanhas…

Com isso, os limites territoriais acabaram sendo acertados em 1972 por meio do Acordo de Simla, inclusive com a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mas não são somente esses os motivos pela disputa territorial. O local é estratégico devido a vantagem hídrica. Nessa região é que ficam as principais nascentes que desaguam nos rios Ganges e Indo.

Unificação Alemã: o que é, guerras e mais!

 Unificação Alemã: o que é, guerras e mais!

Acontece que além dessa relação entre China e Paquistão não ser vista com bons olhos pela Índia, já que o Paquistão é seu inimigo histórico, o corredor econômico irá passar pelo território de Gilgit-Baltistão, parte da região histórica de Caxemira, reivindicada pela Índia.

Pela riqueza hídrica, a região, localizada em sua grande parte nas montanhas do Himalaia, acabou se transformando em uma área de conflito pelo controle de suas terras.

O que se disputa na Caxemira?

Além disso, os principais cursos hídricos da Ásia Meridional, do Sudeste Asiático e Extremo Oriente como os rios Ganges (Índia), Indo (Paquistão), Amarelo e Azul (China), possuem suas nascentes ou afluentes originadas do degelo das altas montanhas do Himalaia. Sendo assim, é de fundamental importância o controle dessa região para o consequente controle destes recursos hídricos.

Em 1950, a China assume o controle de Aksai Chin. Já na segunda e terceira guerra indo-paquistanesa (1965 e 1971), a Índia conseguiu o domínio dos locais mais populosos e produtivos.

Curta nossa página no Facebook

Curta nossa página no Facebook

Como ambas as nações são altamente preparadas militarmente e com a presença de armas nucleares, os conflitos foram se intensificando ao longo dos anos. Inclusive, o primeiro já aconteceu quando o Parlamento britânico elaborou o plano de divisão territorial.

O conflito na Caxemira reúne interesses pelo controle dos recursos hídricos e também por diferenças religiosas e étnicas.

Você também pode gostar destes artigos...

A Caxemira é uma região com cerca de 220 mil Km2 (comparada em extensão ao estado do Piauí) que tem o privilégio de abrigar as nascentes do rios Ganges e Indo.

Após várias sanções econômicas dos Estados Unidos, a Caxemira teve um relaxamento das normas em razão da busca pelo então terrorista Osama Bin Laden, após os atentados de 11 de Setembro, pois o governo norte-americano buscou apoio dos paquistaneses na captura de Osama.

Já a Índia acusa o Paquistão de utilizar a região para treinamento de terroristas e tráfico de armas.

De estudante para estudante

Dessa forma, o Paquistão conta com cerca de 4,5 milhões de habitantes, enquanto a Índia tem 12,5 milhões. Apesar disso, 95% da parte indiana é composta por muçulmanos.

Mas, com as transformações geopolíticas ocorridas após a Segunda Guerra Mundial, os territórios foram divididos entre Índia, Paquistão e China.

Cronologia dos conflitos na região da Caxemira

Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá são jornalistas e repórteres fotográficos. Entre seus trabalhos, destacam-se as exposições fotográficas Angola – A Esperança de Um Povo (que volta a ser mostrada em setembro no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal em Salvador, Bahia), e Reminiscências de Terezin (sobre o gueto judeu que virou campo de concentração para alemães na República Tcheca).

O quadro da crescente da violência não diminuiu nem com a covid-19. O governo indiano é acusado de usar leis de combate ao terrorismo para silenciar e perseguir os jornalistas.

Fontes: Info escola, Wikipedia, Brasil de fato, Brasil escola

Que países disputam a Caxemira?

A região de Caxemira -localizada em meio às altas montanhas do Himalaia- tem sido objeto de disputa entre a Índia e o Paquistão (além da China, que se apoderou de parte do território em 62). A maioria da população é de origem paquistanesa e religião muçulmana.

Quais as consequências do conflito na Caxemira?

Consequências do conflito Desde 1989, a área indiana da Caxemira tem sofrido atentados terroristas por parte dos defensores muçulmanos; Economia instável da Caxemira é agravada pelo conflito, que já tem altos níveis de desemprego; Exército indiano recorre à tortura, violência e assassinato, no intuito de excluir o ...

Quais os motivos do conflito entre Índia e Paquistão?

Causas do conflito. A partir da Partilha da Índia, em 1947, tanto a Índia como o Paquistão têm mantido a sua reivindicação sobre a Caxemira. ... Surgiu como uma consequência direta da partição e da independência do subcontinente indiano, em agosto de 1947.

Por que o conflito entre Índia e Paquistão gera uma tensão mundial?

Ambos os países dispõem de armas nucleares, com isso há constantes ameaças nucleares pairando pelo mundo... então sempre tem essa tensão de um possível ataque nuclear na região da Caxemira.

Por que o conflito na Caxemira se tornou ainda mais preocupante nas últimas décadas?

O conflito se tornou preocupante desde que foi descoberto que a Paquistão e a Índia produziam armas nucleares- ambos não assinaram nenhum tratado de não disseminação de armas nucleares- e isso abalou toda a geopolítica mundial.

O que ocasionou a divisão da Índia em três países diferentes?

A disputa pelo território da Caxemira, no Himalaia, foi o motivo de duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão. ... Em maio de 1999, havia o temor de um conflito nuclear entre os dois países, depois que forças apoiadas pelo Paquistão invadiram uma área montanhosa da Caxemira na Índia.

Que recurso natural importante a Caxemira possui que torna ainda mais complexo o conflito na região?

Resposta. Resposta: O conflito na Caxemira ocorre em virtude da população de origem islâmica buscar a integração com o Paquistão, à revelia do governo da Índia. espeto ter ajudado.

Que conflito está sendo abordado na manchete acima?

Resposta. Explicação: A Guerra da Caxemira envolveu antigas disputas territoriais entre o Paquistão e a Índia após a Independência e Divisão da Índia Britânica em 1947.

Qual é a religião que predomina na Índia?

De acordo com Yavier, o hinduísmo é a religião predominante na Índia, com 80,5% de seguidores, e pode ser caracterizada como a união de crenças, tradições étnicas, estilos de vida e uma infinidade de deuses. Depois, vem o islamismo (13,8%), cristianismo (2,3%), sikhismo (1,9%), budismo e jainismo (1,5%).

Quem liderou a independência da Índia e quais surgiram com ela?

A Independência da Índia (em relação ao Império Inglês e que aconteceu em 1947) foi liderada por Mahatma Gandhi (nascido Mohandas Karamchand Gandhi), e com a sua independência surgiram dois países: a Índia e o Paquistão.

Como o colonialismo inglês afetou a estrutura econômica e social dos indianos?

A presença britânica afetou os costumes locais, destruindo a tradicional economia indiana, na qual se destacavam as manufaturas têxteis de algodão, essa agressão cultural e econômica, somada à opressão política exercida pelos administradores ingleses, só fez alimentar o ódio aos ingleses entre a população indiana.

Quais foram os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia?

Resposta. Mahatma Gandhi, o ícone da luta pela libertação da Índia do domínio colonial britânico. ... Gandhi pregava a resistência à dominação e a luta contra os britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil, métodos que já havia empregado contra o apartheid, na África do Sul, onde vivera.

O quê Gandhi defendia e quais atos eram praticados?

A partir de 1919, Gandhi colocou em prática seu princípio de resistência não violenta que havia sido utilizado na África do Sul. ... O Satyagraha é um conceito que defende a resistência não violenta a partir de atos de desobediência civil.

Que tipo de dominação seria a exercida por Gandhi sobre seu povo?

O texto se refere a noção de dominação carismática. ... Nessa modalidade de dominação, o poder racional cria manifestações de legitimidade em torno da competência do indivíduo, através do privilégio, onde o trabalhador deve seguir a missão do patrão ou chefe a partir de seus atributos carismáticos.