Um alvo importante dos glicocorticoides é o hipotálamo, que é o principal centro de controle do eixo HPA. A vasopressina pode ser vista como um "hormônio de conservação de água", sendo também conhecida como "hormônio antidiurético".
Controle do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal pelos neuropeptídeos Vasopressina e Hormônio Liberador de Corticotrofina e seu papel no estresse e em modelos animais de ansiedade e depressão.
Alguns ramos vão direto à pars distalis; a maioria entretanto, forma plexos capilares na eminência média que drenam para as veias portais que atravessam o talo hipofisário e atingem a adenohipófise. Eles formam o Sistema Porta-hipotalâmico-hipofisário.
Realmente esse eixo é responsável por regula a secreção de diversos hormônios do corpo, e também regula o sono devido a regulação da liberação de melatonina.
A corticotrofina ou hormônio adrenocorticotrópico tem como função estimular a secreção de hormônios da córtex supra-renal, principalmente glicocorticoides e manter a integridade da mesma. A adrenal ou suprarrenal tem a medula, de origem ectodérmica e cujas células cromafins secretam catecolaminas (epinefrina).
– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.
O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é responsável por estimular a produção de cortisol. Por sua vez, o cortisol é um hormônio esteroide importante para a regulação de glucose, proteínas e do metabolismo de lipídeos. Ele também atua na supressão da resposta do sistema imunitário e ajuda a manter a pressão sanguínea.
As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo.