O que Zygomycota? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os Zygomycota são fungos que geralmente não possuem hifas septadas e que se reproduzem sexualmente pela fusão de hifas especializadas (zigóforos), que dão origem aos zigósporos (esporos de resistência). Conhecem-se mais de 1000 espécies deste filo.
O que são Zigósporo E o Zigosporângio dos fungos?
O zigósporo é o produto da reprodução sexuada nos fungos Zygomycota. É o zigoto resultante da fusão dos núcleos de duas hifas mutuamente compatíveis e fica encerrado num corpo de parede espessa, por vezes ornamentada, o zigosporângio.
Quais são as características do Filo Zygomycota?
- Filo Zygomycota. Seus representantes são multicelulares e não possuem corpos de frutificação. Além disso, suas hifas não apresentam paredes transversais, e são preenchidas por citoplasma repleto de núcleos: hifas cenocíticas. Seus esporos são denominados zigósporos. A reprodução assexuada é mais frequente.
Qual a importância do Filo Oomycota para a agricultura?
Os organismos pertencentes ao filo Oomycota são cosmopolitas, estando presentes em ambientes aquáticos (continental ou marinho) e terrestres, nos quais normalmente ocorrem como sapróbios em detritos animais ou vegetais, e participam ativamente da ciclagem de nutrientes.
Quais as principais características dos Ascomicetos?
Ascomicetos (65.000 espécies): Os fungos do filo Ascomycota são encontrados em ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Sua principal característica é ter seus esporos formados em ascos. Cada indivíduo pode possuir mais de um asco, que pode unir-se a outros, formando o ascocarpo (corpo de frutificação).
Como são chamados os esporos sexuados de Zigomicetos ascomicetos e basidiomicetos?
O núcleo diploide no interior dos ascos sofre meiose, formando esporos haploides denominados ascósporos. O grupo dos ascomicetos reúne o maior número de espécies dentre os fungos. Neste grupo há espécies unicelulares, como as leveduras, e espécies que formam hifas.