As vísceras se referem aos órgãos de animais que são consumidos como alimento. A maioria das vísceras comuns vem de vacas, porcos, cordeiros, cabras, galinhas e patos. Elas são ricas em nutrientes como as vitaminas A, B12 e folato e, são uma excelente fonte de ferro e proteína.
vís·ce·ra ra. 1. [ Anatomia ] Cada um dos órgãos que estão contidos nas cavidades do corpo, como o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, etc.
São órgãos internos dos animais, chamados de vísceras. Possuem elevado valor de nutrientes, como ferro e vitaminas do complexo B. Chamam-se de miúdos os órgãos provenientes de aves e vísceras os órgãos dos outros animais, como boi, porco e vitela.
Miúdos referem-se a órgãos internos como coração e fígado, e também a partes duras do animal, como pés de galinha e língua de vaca. Os miúdos de aves muitas vezes são descartados, mesmo quando se usa o animal inteiro para a refeição, como o peru assado no Natal.
Vísceras são os órgãos internos do corpo que contêm espaço(s) que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções, etc. Podem estar presentes no tórax, no abdômen e na pelve. Exemplos de tais órgãos são estômago, intestinos e bexiga.
Modo de Preparo Faça um talho na pele da passarinha e retire-a toda. Escalde a peça de carne por 20 minutos e escorra a água.
O baço aumentado, também conhecido por baço inchado ou esplenomegalia, caracteriza-se pelo aumento do tamanho do baço, que pode ser causado por infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, ou presença de determinadas doenças.