O que uma tributaço progressiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que é tributação progressiva A tributação progressiva é uma maneira de cobrança de impostos em cima dos investimentos da previdência privada. Ele é basicamente um imposto que vai aumentando juntamente com o valor aplicado. A outra opção de tributação é a regressiva.
Como é a tributação de VGBL?
O plano VGBL, diferente do PGBL, tem incidência do imposto somente sobre a rentabilidade, e por isso o cálculo é um pouco diferente. Se o investimento for feito pela tabela regressiva a tributação será: IR = R$ 20 mil * 10% = R$ 2 mil.
Qual a diferença entre regime tributário progressivo e regressivo?
A aposentadoria pelo INSS e outras rendas, como aluguéis, são tributadas no progressivo. Então em alguns casos, deixar a previdência privada no regressivo pode compensar. Como no regime regressivo toda contribuição faz aniversário, é preciso planejar o recebimento da reserva em longo prazo.
Como calcular IR sobre previdência privada?
Ambas estão disponíveis para os planos VGBL e PGBL. No caso da tributação regressiva, quanto mais tempo o recurso ficar investido, menos IR você vai pagar. Essa tributação começa em 35% e, a cada dois anos, reduz 5 pontos percentuais, chegando à alíquota de 10% após dez anos.
O que é Imposto progressivo e regressivo?
Normalmente, a tributação progressiva é de origem de renda pessoal ou de corporações, patrimônio, ações, dinheiro ganho fruto de propriedades, consumos de luxo. Já os tributos regressivos são aqueles cobrados em um mesmo percentual para todos.