Um texto, oral ou escrito, pode ser produzido com base em diferentes sequências discursivas — narrativas, expositivas, argumentativas, conversacionais e instrucionais. Essas sequências discursivas são responsáveis pela organização interna do texto.
A sequência tipológica narrativa indica ação, percebe-se a mudança de estado e a sequência dos eventos não podem ser alterados. O tipo narrativo apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos, na narrativa, mantêm uma relação de causa e efeito.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. ...
Há no interior do texto narrativo uma progressão temporal entre os acontecimentos relatados. Isso significa que os fatos narrados não são simultâneos: há mudanças de um estado para outro, segundo relações de sequencialidade e causalidade. Os enunciados relatam ocorrências anteriores e posteriores, umas às outras.
O texto dissertativo-expositivo pode ser construído através da estrutura textual típica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, mais importante do que seguir uma estrutura rígida, é que haja a exposição de ideias certas e bem organizadas sobre um determinado tema.
No tratamento de um texto informativo-expositivo merecem atenção os factos e os elementos referenciais, a sequência lógica ou cronológica, a explicação e a sua justificação documental. O texto informativo-expositivo deve ser estruturado nos três momentos essenciais de introdução, desenvolvimento e conclusão.
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. ... O texto argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema.
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior. ... Palavras-chave: texto explicativo, gênero textual, leitura e produção textual.
Critérios para a redação de bons textos explicativos
O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.
4 passos para fazer um bom resumo