A oxirredução é uma reação química em que a oxidação (perda de elétrons) e a redução (ganho de elétrons) ocorrem simultaneamente. As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
Na formação da ferrugem, ocorre a oxidação do ferro e redução do oxigênio. A soma das duas equações leva à equação geral da formação da ferrugem: Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro) Geralmente o Fe(OH)2 (hidróxido de ferro II) é oxidado a Fe(OH)3 (hidróxido de ferro III), que é muitas vezes representado por Fe2O3 .
A espécie química que sofre o fenômeno da oxidação é denominada de agente redutor, e a espécie que sofre o fenômeno da redução é chamada de agente oxidante.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação. Eletrólise – é uma reação química, onde existam íons, produzida por uma corrente elétrica.
A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células.
A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
A oxidação é uma reação química que enferruja o metal, mas nas células pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucléico), estimular o aparecimento de alguns tipos de cânceres e causar várias doenças. Há alguns anos, cientistas acreditam que esse processo está associado ao envelhecimento.
A umidade, calor excessivo, vapor d'água, pode desencadear um processo de oxidação a médio e longo prazo. - Cuidado também para evitar derramamento do líquido no aparelho, como bebidas – para evitar um possível contato com umidade.
Se o seu celular não funciona mais, não liga, não recebe, não mostra nada no display, o diagnóstico vem de bate-pronto: oxidação na placa.