EQST

O Que Uma Organizaço Burocrtica?

O que é uma organização burocrática?

De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Quais as principais características da teoria burocrática?

Principais características da burocracia O modelo burocrático é marcado pela hierarquia (cuja principal característica é a impessoalidade), a rígida divisão do trabalho, as regras, os regulamentos e os procedimentos inflexíveis, com todo o processo conduzido por documentos escritos e registro das atividades.

São distorções na administração pública burocrática?

As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado. Em resumo, os atributos da administração pública burocrática poderiam ser representados pelo controle efetivo dos abusos.

Qual é a diferença entre a administração Patrimonial e a administração burocrática?

No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

Quando as organizações podem ser consideradas burocráticas?

- Para desenvolver o modelo burocrático, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho; ... - divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências; - ausência de controle externo à organização; - previsão de comportamento dos funcionários e da organização.

O que é algo burocrático?

Significado de Burocrático adjetivo Relativo à burocracia, ao sistema administrativo do serviço público. [Pejorativo] Relativo a qualquer sistema ineficaz, lento ou caracterizado pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo.

O que é administração pública societal?

A administração pública societal apresenta quatro eixos: uma visão alternativa do desenvolvimento, a concepção participativa e deliberativa de democracia associada à noção de gestão social, o processo de reinvenção político-institucional e o novo perfil do gestor público.

O que é administração pública patrimonial?

Um estilo de administração do Estado denominado patrimonialismo. Este modelo de administração, típico dos estados absolutistas europeus, tinha como principal característica a não distinção entre o que era bem público e o que era bem privado.

O que é a administração pública gerencial?

Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.

Como são conceituadas as organizações na abordagem burocrática?

- ausência de controle externo à organização; ... Em síntese, a Burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência.

Quais os tipos ou modelos de organizações estão substituindo as organizações burocráticas e por qual motivo isso está acontecendo?

Dois modelos organizacionais e um paradigma relacional foram apresentados como alternativas ao modelo burocrático. A administração pública gerencial (AGP) e o governo empreendedor (GE) são modelos organizacionais que incorporam prescrições para a melhora da efetividade da gestão das organizações públicas.

Qual o sinônimo de burocrático?

1 burocracial, oficial.

É uma das características da burocracia Segundo Weber?

Com relação às características da burocracia segundo Max Weber: ... Toda organização burocrática se baseia na hierarquia, na divisão do trabalho, na separação entre pessoa, cargo e funções exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.