A declaração de escopo é a base para um plano de projeto bem-sucedido. Declarações de escopo são utilizadas para identificar as principais entregas e exclusões de um grande projeto, definindo as expectativas que moldam o orçamento do projeto, a linha de base do cronograma e as necessidades de recursos.
Como fazer um Escopo de Projeto em 5 passos
Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
As exclusões de um projeto são todos os requisitos que estão explicitamente fora do escopo do projeto. Ou seja, é aquilo que o gerente de projetos e sua equipe estão deixando claro que não irão fazer de jeito nenhum.
Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.
A estrutura analítica do projeto (EAP) serve também para diluir as tarefas e melhor apresentá-las. ... Ao desenvolver uma EAP, o gerente do projeto estabelece as fases principais e, em seguida, mapeia as tarefas necessárias para atingir esses resultados.
É a própria equipe do projeto que percebe a necessidade de alteração no escopo (entenda-se alteração como: acréscimo, diminuição ou atualização). Nesse caso a declaração do escopo é confeccionada de maneira incorreta, incompleta ou capturada indevidamente.
Escopo determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como suas entregas, tarefas, custos e prazos. Além disso, a documentação do escopo explica os limites de um projeto, estabelece responsabilidades para os membros da equipe e define os procedimentos de verificação e aprovação.
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com sucesso. Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está (PMI, 2017, p. 129).
O plano de gerenciamento do escopo documenta como o escopo do projeto será definido, gerenciado, controlado, verificado e comunicado à equipe do projeto e os interessados/clientes. Nos processos de gerenciamento de escopo, o plano funciona também como uma das seções do Plano Geral de Gerenciamento do Projeto.
Definir o Escopo Consiste em efetivamente montar o escopo do projeto, descrevendo de forma geral todo o trabalho que precisa ser feito, o que precisa ser entregue e quais os limites do projeto. Dependendo do tipo de ciclo de vida de projeto adotado, o processo de definição de escopo pode ser bastante iterativo.
Quem determina os requisitos de um novo projeto? a. O cliente. ... Porém, o cliente quer fazer uma mudança essencial ao escopo do trabalho.
Validar o escopo é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto. E deve ser feita sempre que uma entrega for concluída e, como consequência obter a confirmação formal por parte do cliente que tudo está sendo realizado conforme o combinado.