EQST

O Que Uma Argamassa Armada?

O que é uma argamassa armada?

Mas afinal, o que é argamassa armada? Nada mais do que um tipo de concreto armado, mas seus componentes apresentam uma espessura menor, ou seja, à mistura de agregado miúdo, cimento, areia e água (estes três últimos, que formam a argamassa), está associada uma armadura de aço com fios de pequeno diâmetro.

Como fazer argamassa armada?

Basicamente, a argamassa armada é um tipo de “concreto armado” feito de componentes de menor espessura. Isso significa que junto com a mistura de agregado miúdo, cimento, areia e água (que compõe a argamassa), é usada uma armação de aço com fios de pequeno diâmetro.

Quais as vantagens e desvantagens do uso de argamassa?

Argamassa Polimérica: Vantagens e Desvantagens
  • Maior rapidez no tempo de duração da obra.
  • Aplicação mais fácil.
  • Menos defeitos e melhora na estética.
  • Maior rendimento do produto.
  • Produto ecológico.
  • Utilidades variadas.
  • Melhor custo x benefício.
9 de dez. de 2019

O que é argamassa quais são seus usos?

Argamassa é a mistura homogênea de agregados miúdos (geralmente, areia), aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria. É usada sobretudo no assentamento ou revestimento de alvenarias.

Quais as desvantagens do uso da argamassa?

A argamassa convencional é um produto muito prejudicial ao meio ambiente, visto que sua principal formulação consiste na mistura de cimento Portland e areia. A fabricação do cimento dera uma grande emissão de dióxido de carbono que sobe todo para a atmosfera.

Quais são as duas vantagens de se utilizar a argamassa industrializada?

Vantagens da argamassa industrializada Outras vantagens são a economia e a rapidez, porque a solução dispensa a necessidade de mistura com outros insumos, e o desperdício é significativamente reduzido em comparação com a produção no canteiro (em alguns casos, chega a ser 80% menor).

Quais são as funções do concreto e do aço nas estruturas de concreto armado?

Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.

Por que o aço é aplicado em estruturas de concreto armado?

O aço também trabalha muito bem na resistência às tensões de compressão, e nos pilares auxilia o concreto. Um conjunto de barras de aço forma a armadura, que envolvida pelo concreto origina o Concreto Armado, um excelente material para ser aplicado na estrutura de uma obra.

Qual vantagem da argamassa usinada?

A argamassa usinada é uma alternativa ao sistema convencional que ao invés de ser preparada no canteiro, pelos operários, já chega pronta para ser misturada ao cimento, compensa pelo rendimento e pela economia de tempo. ... Neste sistema não são necessárias tantas betoneiras trabalhando na obra, nem tanto tempo de espera.

O que é argamassa de acabamento?

A argamassa de revestimento possui objetivo de proteger a alvenaria contra intempéries, além de proporcionar regularização, nivelamento e acabamento. São compostas por cimento, cal ou aditivos e areia.

Por que a argamassa mista de cimento e cal é considerada a melhor opção para uso geral?

Já em argamassas mistas, de cal e cimento, a cal tem a função de reter água para a hidratação do cimento, melhorar a trabalhabilidade do produto fresco e aumentar a capacidade do produto endurecido, absorver deformações sem danos ao revestimento.

Quais as vantagens do uso da argamassa?

O uso de argamassa pronta acelera o trabalho e mantém a qualidade da obra. A argamassa de qualidade ajuda na execução do trabalho: mexida com a colher de pedreiro, não adere à ferramenta ao ser lançada, preenche todas as reentrâncias da superfície e não endurece rápido, depois de aplicada.

Quais são as propriedades da argamassa?

Propriedades essenciais ao bom desempenho das argamassas de revestimento: trabalhabilidade, especialmente consistência, plasticidade e adesão inicial; • retração; • aderência; • permeabilidade à água; • resistência mecânica, principalmente a superficial; • capacidade de absorver deformações.

Quais as principais propriedades da argamassa em seu estado fresco?

As argamassas foram caracterizadas, no estado fresco, quanto à consistência inicial, manutenção da consistência ao longo do tempo, densidade de massa e teor de ar e, no estado endurecido, quanto à resistência à tração na flexão, resistência à compressão e módulo de elasticidade.