O que um verbo no infinitivo impessoal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O infinitivo impessoal é usado quando uma ideia é vaga e não há a indicação de pessoa. Mas também pode ser colocado quando houver sentido imperativo.
Como é formado o infinitivo impessoal?
Formação do infinitivo impessoal composto O infinitivo impessoal composto é formado pelo infinitivo impessoal do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.
Qual a diferença do infinitivo pessoal e infinitivo impessoal?
Recapitulando, portanto: o infinitivo é impessoal quando, na oração, não tem sujeito e pessoal quando tem.
Como é formado o infinitivo em português?
Formação do infinitivo pessoal composto O infinitivo pessoal composto é formado pelo infinitivo pessoal do verbo ter mais o particípio do verbo principal.
Como saber que o verbo está no infinitivo pessoal e impessoal?
Quando se diz que um verbo está no infinitivo impessoal, isso significa que ele apresenta sentido genérico ou indefinido, não relacionado a nenhuma pessoa, e sua forma é invariável. Assim, considera-se apenas o processo verbal. Por exemplo: Amar é sofrer.
Quando usar o infinitivo pessoal?
O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que houver um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca.