EQST

O Que Um Um Cndilo Occipital?

O que é um um côndilo occipital?

Os côndilos occipitais são constituídos de quatro partes: basilares, laterais ou condilares e escamosa. Articulando-se com os côndilos occipitais está a primeira vértebra cervical, o atlas, e este, com o áxis. Nesta articulação se dá aproximadamente 50% do movimento de rotação da cabeça.

O que é uma protuberância?

Significado de Protuberância substantivo feminino Saliência, eminência.

Qual a classificação do osso occipital?

Sumário. O osso occipital é um osso não pareado que cobre a parte de trás da cabeça (occipital). É dividido em quatro partes dispostas ao redor do forame magno, como se segue: parte basilar - fica anterior ao forame magno e adjacente à parte petrosa do osso temporal.

Quais as estruturas que formam o tronco encefálico e suas funções?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial./span>

Quais são as estruturas que formam o tronco encefálico?

Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.

Quais os limites do tronco encefálico?

O Tronco Encefálico limita-se superiormente com o diencéfalo e inferiormente com a medula.

O que são vias ascendentes e descendentes?

A medula espinal tem numerosos grupos de fibras nervosas que se dirigem ou partem do cérebro. Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).

O que são vias descendentes da dor?

Vias descendentes da dor A dor é o resultado de um desequilíbrio entre as aferências nociceptivas e os sistemas anti-nociceptivos surgindo quando as aferências nociceptivas superam a capacidade anti- Page 8 8 nocicetiva (Vale, 2000).

O que é a teoria da comporta da dor?

Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.

O que são recursos fisioterapêuticos?

São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objectivo recuperar a função dos mesmos.