EQST

O Que Um Teratoma De Ovrio?

O que é um teratoma de ovário?

O teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais comum. É um tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. É muitas vezes chamado de cisto dermoide. Estes tumores ou cistos podem conter diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes.

O que causa teratoma no ovário?

O teratoma é um tipo de tumor que surge devido à proliferação de células germinativas, que são células encontradas somente nos ovários e testículos, responsáveis por dar origem ao óvulo e aos espermatozoides. Assim, é comum que o teratoma surja no ovário, sendo mais frequente em mulheres jovens.

Como saber se o teratoma é maligno?

Como saber se tenho um teratoma Na maior parte dos casos o teratoma não apresenta qualquer tipo de sintoma, sendo identificado apenas através de exames de rotina, como tomografia computadorizada, ultrassom ou raio-x.

Como é a cirurgia para retirada de teratoma no ovário?

A cirurgia a ser realizada é a ooforoplastia ou plástica do ovário, isto é, o cisto dermoide deverá ser retirada e o tecido normal do ovário deverá ser preservado. Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso irá ajudar na sua recuperação pós-operatória.

Como tratar teratoma no ovário?

O tratamento dos tumores benignos de células germinativas, como teratomas (cistos dermoides) é a cistectomia ovariana (remoção cirúrgica da parte do ovário que contem o tumor). Cerca de 2 a 3% dos cânceres de ovário são de células germinativas.

Quando operar um teratoma?

Quando o crescimento é rápido ou o teratoma apresenta mais de 3 cm, pode ser realizada a cirurgia, para a retirada do tumor.

Quanto pode medir um teratoma?

Entretanto, como na maioria das vezes não ocorrem sintomas, elas podem ficar ocultas por anos e tornarem-se grandes tumores. Alguns deles chegam a ter mais de 10 centímetros de diâmetro e, quanto maiores eles ficam, maiores também são os riscos de complicações como ruptura do cisto ou torção dos ovários.

Quantos dias de repouso após cirurgia de cisto no Ovario?

Quando a cirurgia é realizada por corte como se fosse uma cesárea, a recuperação pós-operatória pode demorar de 30 a 40 dias para que você retorne as atividades de vida habituais, atividades físicas e relações sexuais.

Quem teve teratoma pode ter novamente?

O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários ou dos testículos. Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica do tumor é o único tratamento necessário, sendo rara a recidiva da lesão.

Quando devo me preocupar com o cisto?

Quando não é possível descartar um tumor através de exames de imagens, o cisto deve ser retirado cirurgicamente. Neste caso, ele precisa passar por uma avaliação histopatológica (biopsia).

Quanto custa uma cirurgia de cisto particular?

Honorários médicos normalmente em torno de 5 a 6 mil reais. A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.

Qual tamanho normal de um teratoma?

O teratoma é o tumor ovariano que mais propicia a torção do ovário, especialmente quando maiores que 5 cm. O quadro clínico da torção do ovário é o aparecimento de dor súbita, de grande intensidade, bem localizada no abdome, associada a náuseas e vômitos.

Como fica a barriga com cisto no Ovario?

No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando fica torcido no ovário, pode causar sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, o contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais.

Qual o valor de uma cirurgia para retirada de um cisto?

Honorários médicos normalmente em torno de 5 a 6 mil reais. A depender do caso do paciente, aqui no nosso estado (Piauí), custa em torno dos R$ 7500,00 já incluido internação, equipe de cirurgia e anestesista.