Significado de Rolo compressor substantivo masculino Máquina usada para comprimir e compactar solos, camadas de asfalto, ruas, estradas, sendo sustentada por grandes rolos que exercem pressão sobre o terreno; rolo compactador.
Os rolos compactadores, também conhecidos como rolos compressores (muito embora essa última forma não seja 100% correta), são equipamentos destinados à etapa de compactação de algum tipo de material, normalmente de uma rua ou rodovia que acabou de ser asfaltada.
A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta. Se ele estiver um pouco mais seco, pode ser compactado com o auxílio de uma placa vibratória.
A compactação de solo tem por objetivo reduzir possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água; aumentar a resistência e impermeabilizar o solo.
Compactador de solo – qual é o melhor para o tipo de solo da sua obra?
Como falamos acima, os compactadores de solos são equipamentos utilizados para adensar terra, areia e outros tipos de terreno, visando uma melhor base e estrutura para a construção de uma obra, seja ela uma rodovia ou um um edifício.
As placas vibratórias, também conhecidas como compactadores de placa, são equipamentos necessários na construção e em reparos de vias e calçamentos, indicados principalmente para compactar solos granulares soltos e pedras de pavimentação.
O sapo captura suas presas através da língua, bastante ágil e extensível. A língua é ainda pegajosa e faz que o alimento fique grudado até ser levado para o interior da boca.
Algumas rotinas deverão ser seguidas:
Fontes para pássaros, áreas pantanosas e lagos artificiais são alguns exemplos de locais que costumam atrair sapos. Acabar com fontes de água parada também afastará mosquitos e outros insetos que servem de alimentos para sapos, tornando a sua propriedade ainda menos atraente para esses animais.
Características: As rãs são animais mais aquáticos de pele fina e úmida, patas fortes e dedos longos. Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos. As rãs comuns não possuem muitos meios de defesa e são presas fáceis de peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras.
Uma das principais características da rã é o seu habitat. Por ter preferência à umidade, essa espécie vive em lagos, lagoas, cachoeiras e pântanos. Além disso, sua alimentação é carnívora e baseada em insetos, vermes e outros animais, capturando-os com a língua.
As rãs têm pele lisa e úmida e olhos grandes e salientes. Suas pernas de trás têm mais que o dobro do comprimento das pernas da frente. A maioria das rãs tem membranas nas patas de trás, para ajudá-las a saltar e a nadar.
Artigo recente comprova que interação química interna dos anfíbios na cor azul se "mistura" com o amarelo das células pigmentares na pele das rãs, criando o verde; 'Boana Punctata' é a primeira espécie de anfíbio reconhecida com fluorescência.
Phyllobates terribilis
São conhecidos também como 'sapo-boi-azul'. A rã-flecha-azul é uma das espécies de rãs venenosas que os nativos da selva usam para impregnar as pontas das flechas com veneno. Estas são de uma cor que varia de azul a violeta e têm pontos pretos, cuja distribuição é única para cada indivíduo.
Na fase aquática, é chamado de GIRINO. Girino com poucos dias de vida começando a se transformar para ficar igual aos adultos. Repare que as perninhas já cresceram. Rãzinha (Hyla bischoffi) que acaba de deixar a vida na água e está iniciando a fase de vida na terra.
Girino é o nome que se dá à larva de anuros, caudados e apodes, que pode crescer dentro da água, ovo ou em estruturas protetoras localizadas nos corpos dos procriadores.
Os anuros são anfíbios que não possuem cauda. Como exemplo, destacam-se o sapo, a perereca e a rã.
O local onde as rãs são criadas chama-se ranário e deve ser construído para atender a todas as necessidades desses anfíbios.
três meses