O reator anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo retêm biomassa através de um decantador localizado no topo do reator e os gases são separados por defletores localizados na base dos decantadores. É hoje um dos reatores mais utilizados.
Diferente do tratamento anaeróbio que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração, no tratamento biológico aeróbio os microorganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia, mediante processos oxidativos.
O tratamento biológico, é uma das soluções mais econômicas para tratar efluentes biodegradáveis, a matéria orgânica contaminante é degradada e digerida por microrganismos (bactérias, protozoários e algas) presentes nos tanques de tratamento. Existem dois tipos de tratamento biológico, aeróbio e anaeróbio.
→ Aeróbios: dependem do oxigênio para obter energia, pois realizam respiração aeróbia. ... → Anaeróbios facultativos: alguns organismos são classificados como anaeróbios facultativos, pois, na presença de oxigênio, realizam respiração aeróbia e, na ausência desse gás, realizam os processos anaeróbios.
REATOR ANAERÓBIO – Sistema de tratamento fechado onde se processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio.
Confira as etapas do tratamento de esgoto:
ETE - Estação de tratamento de esgotos sanitários
Existem várias modalidades de coleta de esgotos, a saber: Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial é processado em um único coletor. Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.
A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.
Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.
Decantação: É o processo no qual ocorre a deposição (precipitação) em suspensão, pela ação da gravidade realizada nos decantadores. 5. Filtração: Consiste em passar a água através de substancias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes.
Os coagulantes são produtos químicos utilizados para precipitação de compostos em solução e desestabilização de suspensões coloidais de partículas sólidas, que, por outra maneira, não poderiam ser removidas por sedimentação, flotação ou filtração.
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Associe as etapas do processo utilizado nas ETA's (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.
As 10 etapas do tratamento da agua na ordem que acontecem, são: