O que um pensamento complexo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O pensamento complexo (também conhecido como teoria da complexidade, epistemologia da complexidade ou apenas complexidade) é um conceito desenvolvido pelo filósofo francês Edgar Morin, atualmente com 99 anos, e é a capacidade de interligar diferentes dimensões da realidade.
Como Edgar Morin avalia o pensamento complexo?
Essencialmente, a teoria de Morin baseia-se na crítica ao que ele considera os três pilares da ciência moderna: a ordem, a separabilidade e as lógicas indutiva e dedutiva. A busca da ordem sempre foi o interesse principal da ciência. Quando desconhecemos como algo funciona, aquilo é caótico para nós.
Quais são as finalidades do pensamento complexo?
O pensamento complexo procura por meio de um agir sistêmico religar o todo às partes e, as partes ao todo, seguindo a indicação de Pascal (apud MORIN, 2002, p.
O que é a Teoria da Complexidade de Morin?
A complexidade e suas implicações são as bases do denominado pensamento complexo de Edgar Morin, que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento. Contrapõe-se à causalidade linear por abordar os fenômenos como totalidade orgânica.
Quais são as características do pensamento complexo?
Pode-se dizer que o pensamento complexo baseia-se em três princípios fundamentais: a dialogia (a coerência do sistema aparece com o paradoxo), a recursividade (a capacidade da retroação de modificar o sistema) e a hologramia (tomar a parte pelo todo e o todo pela parte).
O que é disciplina para Morin?
Edgar Morin, considerado um dos maiores pensadores vivos, defende que apenas com esta mudança de paradigma no ensino as pessoas serão "capazes de compreender e enfrentar os problemas fundamentais da humanidade, cada vez mais complexos e globais".
O que é pensamento disjuntivo?
É uma forma de pensar que prioriza a separação, a fragmentação e portanto, é insuficiente para compreender os desafios e problemas do contemporâneo.
Qual a tríade de Edgar Morin?
A ideia da Tríade se traduz em reconhecimento da complexidade, a abertura para o emocionar-se autopoiético e a vida de alteridade. ... Foram utilizados como parâmetros do método de análise proposta três princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin (2000).
O que é um ensino transdisciplinar?
Transdisciplinaridade é um conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural. É uma corrente de pensamento mais aberta e que busca dar uma resposta ao método tradicional de divisão de disciplinas. ... A educação transversal é mais desafiadora e exige uma coordenação mais complexa entre os educadores.
O que é Complexidade e transdisciplinaridade?
A teoria da complexidade e transdisciplinaridade sugere a superação do modo de pensar dicotômico das dualidades (sujeito-objeto, parte-todo, razão-emoção etc.) proveniente da visão disseminada por Descartes (1973), estimulando um modo de pensar marcado pela articulação.
Qual a proposta de Edgar Morin?
No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Edgar Morin propõe o conceito de complexidade. Ela é a ideia-chave de O Método, a obra principal do sociólogo, que se compõe de seis volumes, publicados a partir de 1977.