Sufixo – O que é Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Sufixos
Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
Desleal. coração. sinceridade.
Para fazer o plural do diminutivo da palavra PAPEL, primeiro colocamos a palavra PAPEL no plural. Que dá, PAPÉIS. A essa forma no plural é que vamos acrescentar o sufixo do diminutivo -zinho: PA-PEI-ZINHOS.
Embora possa parecer um termo algo rebuscado, confortabilidade deriva do adjetivo confortável, em que o sufixo -vel surge sob a forma latina -bil(i), mais o sufixo -idade, sendo que este último dá o sentido de característica ou de qualidade, como em agradabilidade ou responsabilidade, entre outros.
Comentário: o pronome não se relaciona ao processo de formação de palavras, e sim à substituição de palavras. Em qual das palavras a seguir o sufixo apresenta ideia de “agente”? Resposta Selecionada: Corretad.
O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam a idéia de estado, situação ou quantidade.
Indica qualidade ou condição, geralmente para formar nomes abstractos (ex.: disponibilidade; irmandade).
sufixo nominal, de origem grega, formador de nomes que designam conceitos de ordem geral, como alcoolismo, tabagismo, pessimismo, etc.
O DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ligado à Secretaria do Turismo, foi organizado em 1º de janeiro de 2011 por intermédio do decreto 56.
Que relação há entre os substantivos abstratos empregados no 2o . quadrinho da tira e o perfil intelectual e profissional de Pedro? Resposta: O emprego de substantivos abstratos é coerente com a personagem, que é crítico de arte e identifica na tela elementos relacionados a conceitos abstratos.
No sentido da sua frase “de boa”, se fosse colocado o sufixo -ismo, quer dizer que uma pessoa está muito tranquila. Esse termo é usado de forma informal, onde não existe nos dicionários e nem na norma culta padrão.
Há muitas palavras que são formadas com o sufixo ismo. ... Esse sufixo possui ao menos seis possibilidades de significado: Fenômeno Linguístico, Sistema Político, Religião, Doença, Esporte, Ideologia, entre outros.
Resposta. O sufixo “ismo” vem do grego e indica uma ideologia, um sistema a ser seguido, algo consolidado como regra ou, que se acredita ser uma regra.
Significa "tomar o partido de" ou "imitar a" e é geralmente usado para descrever filosofias, teorias, religiões, movimentos sociais, movimentos artísticos e comportamentos. O sufixo "-ismo" é neutro e, assim sendo, não carrega em si uma conotação, podendo ser associado às mais diversas ideologias.
O que é o “ismo”, de acordo com a música? I.O “ismo” representa muitos jovens solteiros que, sem consciência e limites praticam péssimas ações como: gastar excessivamente, abusar das bebidas alcoólicas, sair com várias mulheres em uma única balada sem se preocupar com as consequências.
6. Qual é a atitude do personagem da música diante da preocupação da mãe? Ele diz que a mãe está preocupada se ele vai melhorar, mas ele não quer saber de sarar, vai continuar bebendo demais e aprontando nas baladas.
Quais as principais doenças causadas pelo alcoolismo?
8 doenças que são causadas pelo alcoolismo e você não imaginava
ter dificuldades para parar de beber mesmo estando embriagados; apresentar paranoia e alucinações; tentar esconder as evidências do consumo de bebidas alcoólicas; apresentar sinais preocupantes, como perda de memória, tremores, insônia e falta de apetite.
O consumo contínuo de álcool traz consequências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro. O álcool está ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas.