Pronomes demonstrativos: variação em gênero e número Outros pronomes demonstrativos são invariáveis: isto / isso / aquilo. Ou seja, não podem sofrer flexões de singular e plural ou de feminino e masculino.
Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: Aquela casa parece ser tão bonita por dentro! ... São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal.
Pronomes Demonstrativos
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Não. "Isso" é um pronome demonstrativo invariável. Só é permitida ocorrência de crase antes de pronomes de tratamento e demonstrativos do gênero feminino.
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.