Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
1- Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, da direita para esquerda, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. (Figura 5) Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex.: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.
Diante dessas afirmações, responda: 1) Cite quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo. R: O Frontal ou coronal, Plano sagital ou mediano e Plano transverso ou horizontal.
Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Também é chamado de sagital. Possibilita os movimentos de abdução e adução. Eixo Longitudinal: estende-se de superior para inferior ou vice-versa, perpendicular ao plano transversal.
Existem ainda dois outros tipos de movimento: o movimento retilíneo uniforme, quando ele se desloca uniformemente em linha reta, e o movimento retilíneo uniformemente variado, quando a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo.
Movimento acelerado é quando a velocidade aumenta em módulo. Movimento retardado é quando a velocidade diminui em módulo. No exemplo acima o movimento é acelerado, pois o módulo da velocidade aumenta e também é progressivo, pois a velocidade é no mesmo sentido do eixo de posições.
A Cinemetria consiste de um conjunto de métodos que busca medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração. O sistema de análise de movimento VICON possui uma precisão de 0,1 mm / 3m e uma taxa de amostragem de 200hz. ...
A cinemetria consiste na análise de parâmetros cinemáticos, tendo por base a retirada de imagens do movimento em estudo e a sua posterior análise. Este método permite, fundamentalmente, a caracterização cinemática das técnicas em estudo.
Cinemetria é uma metodologia utilizada, dentro da biomecânica, para análise quantitativa de movimentos, na qual, podem-se mensurar variáveis como força, velocidade, posição e rotação entre segmentos.
Cinemetria: grupo de parâmetros que estuda os movimentos através da aquisição de imagens onde a execução facilitará a realização de cálculos através da posição, orientação, velocidade e aceleração do corpo ou do segmento a ser analisado.
O princípio da análise do movimento do corpo humano através das imagens consiste na captura de uma sequência de imagens, por meio de fotos (fotogrametria), ou vídeo (videogrametria), com o auxílio de uma ou mais câmeras, obtendo dados do objeto de interesse através das medidas realizadas nessas imagens (LAGO, 1999).
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica. ... A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
Dinamometria: Método de medição em biomecânica do movimento humano. Segundo Amadio (1989 apud Amadio e Duarte, 1996), a definição do conceito de força, sob o aspecto físico, somente pode ser interpretada a partir do efeito de sua ação, e assim, pode-se interpretar seus efeitos estáticos e dinâmicos.