Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
Resposta. A estrutura primária de uma proteína apresenta, a nível molecular, a ordem dos aminoácidos que a compõe, além das ligações peptídicas realizadas entre os aminoácidos.
A energia que estabiliza a estrutura 3D de uma proteína vem do aumento da entropia da água, representando “desorganização” da água à medida que interagem com a proteína.
Também importante para a estrutura terciária são as interações hidrofóbicas, nas quais aminoácidos não polares, grupos hidrofóbicos R juntam-se no interior da proteína, deixando aminoácidos hidrofílicos no exterior para interagir com as moléculas de água do entorno.
Molécula diatômica ou molécula diatómica é uma molécula formada por dois átomos, sejam eles do mesmo elemento ou não. A força atrativa entre os átomos de modo a efetivar a ligação é devida ao Potencial de Lennard-Jones.