O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas.
Verificado por especialistas. a) De acordo com a charge em questão, a personagem em destaque considera o amor como um sentimento relegável ao plano secundário de sua vida, perdendo em importância para outros fatores como dinheiro, ego, trabalho.
b. Que relação essas palavras têm com a vida da personagem? Resposta: Elas correspondem a áreas da vida social da personagem tais como família, trabalho, dinheiro, lazer, etc. 4.
Resposta. Resposta: Geralmente críticas com assuntos do dia-a-dia, sendo elas sociais, políticas, culturais ou étnicas.
É próprio da linguagem dos cartuns o uso da ironia e crítica aos costumes e comportamentos sociais.
É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.
Cartum é um gênero jornalístico considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
Enquanto o cartum tem a intenção de satirizar costumes humanos não situados no tempo, a charge possui a intenção de satirizar circunstâncias que estão em um contexto específico. Ou seja, em um contexto direcionado para os problemas sociais, principalmente.
O cartunista quer transmitir ao leitor que é necessário ter inclusão, porque em casos como de incêndio, uma pessoa cadeirante não tem como respeitar a regra de descer pelas escadas, ao invés do elevador.
--->Que aspecto do cartum produz o efeito do humor ? É o gerente de informática ser retratado como um bebê.
A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
Resumo: O humor crítico é uma das principais caraterísticas do gênero charge. ... Sendo um gênero similar à piada, a charge conta com um grau de risibilidade sutil, uma espécie de riso mental, no sentido de promover a reflexão crítica dos fatos políticos representados pelos discursos linguísticos e imagéticos.
Resposta: Em geral, o humor vem do uso eficaz de estratégias discursivas, como a dupla interpretação ou o realce de características de determinada situação ou personagem. No caso dessa tirinha, é possível apresentar outros exemplos e encontrar o padrão da personagem, que é sempre muito autoconfiante.
Resposta. um menino pobre e sem família olhando um menino de classe média ao lado de sua família. Duas realidades diferentes.
As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno. ... Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial.
São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.