A maioria dos estudos que examinam o fluxo do ducto venoso classificou as formas de onda como normais, quando a onda a observada durante a contração atrial é positiva ou anormal, quando a onda a está ausente ou invertida.
O efeito Doppler pode ser aplicado a exames de diagnóstico por imagens, fornecendo informações sobre o sentido e a velocidade do fluxo sanguíneo, por exemplo. O efeito Doppler consiste na alteração da percepção da frequência emitida por uma fonte sonora, por um observador, quando há movimento relativo entre eles.
Efeito Doppler é um fenômeno físico ondulatório que ocorre quando existe aproximação ou afastamento relativo entre uma fonte de ondas e um observador. Esse fenômeno acontece pelo fato de que a velocidade de propagação de uma onda, seja ela qual for, depende exclusivamente do meio pelo qual essa onda propaga-se.
Assim, a fórmula clássica do efeito doppler utilizada para em sua relação com o som é:
Resposta. Efeito Doppler é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Ou seja, quanto maior a distância do observador da fonte da onda, menor será a intensidade do som. Quanto menor a distância, maior a intensidade.
Vf é a velocidade que a fonte se movimenta;
Como o efeito Doppler ajuda a polícia a detectar motoristas que se movem muito rapidamente? A polícia usa ondas de radar que se refletem no carro em movimento. A partir do deslocamento de frequência observado na frequência de retorno, a rapidez dos refletores (os carros) é determinada.
A velocidade do som diz respeito à agitação motivada pela onda, sendo que essa oscilação é transmitida por um emitente. Por essa questão, o som é uma onda mecânica, pois precisa de um meio material para se propagar. Contudo, o som também é uma onda longitudinal, pois a propagação é simultânea à vibração.
Basta que, ao ver o relâmpago, contemos os segundos que o som demora para ser ouvido. Ao multiplicarmos a quantidade de segundos por 343, que é a velocidade de propagação do som no ar, teremos uma medida em metros que dirá onde, aproximadamente, o raio caiu.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
O som se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e por último nos gases, porque as moléculas no estado sólido estão mais próximas e transmitem a energia cinética da onda de umas para as outras com maior facilidade.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais, como os sólidos, líquidos ou gasosos.
O som, por ser onda mecânica, se propaga na matéria, e não no vácuo. Portanto, o som se movimenta pelo ar devido aos gases que o formam, através das partículas que se movimentam na frequência da onda de som emitida.
O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
“Como a onda sonora se transmite por compressão e descompressão, sua velocidade depende basicamente da elasticidade do meio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Como a água, quando comprimida, reage bem mais rápido que o ar (ou seja, tem mais elasticidade), a velocidade das ondas sonoras é maior dentro dela.
1450 m/s
1 espalhar-se, encher, correr, avançar, cobrir, disseminar, estender-se, alastrar-se, difundir-se, comunicar-se, atear-se, espraiar-se, chegar, vazar, generalizar-se, irradiar-se, transmitir-se, vulgarizar-se, divulgar-se, propalar-se. Propagar-se para outros locais de ocorrência: 2 alargar, levar.