Por exemplo, você sabia que mãos quentes ou frias demais podem ser sinal de problema na tireoide? Doenças sistêmicas, como a alteração dos hormônios da tireoide, dão sintomas nas mãos. No caso do hipertireoidismo a mão fica quente, úmida, a pele brilhante e pode ter dores articulares e tremores.
A hérnia de disco acontece quando o disco que fica entre as vértebras sofre alguma alteração, causando dor constante que piora ao movimentar as costas. Além disso, pode ainda acontecer formigamento ou sensação de queimação nas costas em algum dos braços ou pernas, já que pode irradia para outros locais do corpo.
Alguns dos remédios que o médico pode indicar contra dor nas costas podem ser:
“A má postura pode causar dor no pescoço, eles podem sentir dor no meio das costas e também na lombar, que é aquele curvatura acima das nádegas”, explica Larissa Maria, fisioterapeuta. A postura correta ajuda na prevenção. “As costas devem estar encostadas, com as nádegas bem ao fundo da cadeira.
A causa mais frequente na prática clínica de dor tipo queimação, ardência e dormência nos membros como descreveu é Polineuropatia. Esta doença se caracteriza por comprometimento dos nervos periféricos, e existem várias causas possíveis como Diabetes, deficiência de vitaminas e até alguns medicamentos mais específicos.
Tratamentos “tradicionais” Os medicamentos disponíveis para tratar esse problema (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) costumam aliviar a sensação de queimação, porém são raros os casos em que a resposta seja satisfatória.
Alguns fatores que podem ser responsáveis pela sensação: - Problemas na pele; - Lesões nervosas; - Hanseníase; - Picadas de animais marinhos ou de cobra.
Os sintomas característicos de uma onda de calor são uma sensação repentina de calor a espalhar-se pelo corpo, surgimento de vermelhidão e manchas na pele, aumento dos batimentos cardíacos e da transpiração e sensação de frio ou arrepios quando a onda de calor passa.
Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Certos medicamentos, alterações hormonais e algumas condições de saúde podem fazer com que um indivíduo sue mais ou se sinta mais quente do que o habitual.
Síndrome da boca ardente secundária, em que é possível determinar a causa da síndrome, podendo ser devido a alergias, infecções, deficiências nutricionais, refluxo, próteses mal ajustadas, estresse, ansiedade e depressão, uso de alguns medicamentos, diabetes e síndrome de Sjögren, por exemplo, além de alteração nos ...
A vasodilatação muscular e o desvio de circulação para a pele, para fazer a troca térmica durante o exercício e evitar que a pessoa eleve muito a temperatura corporal, podem gerar essa sensação de coceira em alguns indivíduos. Os vasos se dilatam e há um aumento da quantidade de sangue passando na região.
As causas da alergia emocional não estão bem definidas, mas podem acontecer porque o estresse e a ansiedade aumentam a produção de algumas substâncias, chamadas de catecolaminas, e faz com que ocorra a liberação do hormônio cortisol, e isto provoca uma reação inflamatória no corpo.
Cuidados com a pele para evitar alergia ao calor
Ter alergia ao próprio suor é algo muito comum e pode ocorrer a qualquer momento. Um dos fatores que desencadeiam a irritação ou a coceira, é a mudança no pH da pele, o que pode expor certos locais do corpo à ação de bactérias, bem como dificultar a evaporação completa do suor.
A alergia ao calor causa uma irritação que não é fácil de aguentar. Coceira, vermelhidão e até mesmo bolhas costumam aparecer quando a temperatura aumenta. Mas os efeitos do calor não param na alergia de pele. Infelizmente, algumas pessoas chegam até a desmaiar, ter insolação e ficar com a pressão baixa ou alta.
A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.
Evitar banhos muito quentes, exposição ao Sol e uso de roupas extremamente apertadas também é importante para diminuir a intensidade da irritação. Com relação aos produtos dermatológicos, vale apostar na água termal, que acalma e refresca a pele — fator que ajuda a aliviar a coceira.
De acordo com a dermatologista Fernanda Nunes, de São Paulo, a alergia ao suor, também chamada de urticária colinérgica, é uma reação a situações de elevação da temperatura corporal e sudorese decorrentes da prática de exercícios físicos, tensões emocionais, banhos quentes ou até quadros febris.
Tratamento. O tratamento da urticária colinérgica é feito com antialérgicos (anti-histamínicos). Mas nem sempre a resposta é positiva e, por vezes, outros medicamentos poderão ser necessários. Medidas para diminuir a temperatura corporal podem ajudar.
Você deve usar o cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina apenas sob orientação do seu médico. Use o medicamento no local. Aplique uma fina camada da pomada sobre a área afetada da pele, 1 vez ao dia.
Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticoides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona.
Pomada para brotoeja
Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
3 Remédios Caseiros para tratar a Alergia na Pele
Acalme sua pele, mantendo um nível de hidratação saudável. Use um hidratante duas vezes ao dia para equilibrar a pele sensível e beba bastante água para se manter hidratada. Ter uma garrafinha de água linda sempre por perto estimula a dar um golinho!
Uma maneira bem simples de tratar a coceira é por banho de imersão em água morna, misturada com 2 xícaras de farinha de aveia, ou com duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Outro método, é polvilhar amido de milho, ou maizena, na parte da pele que estiver a coçar. Também poderá fazer uma compressa fria.