Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
O alabê (do ioruba alagbê) é o ogã responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados do candomblé. ... Se uma autoridade de outro axé chegar no terreiro, o alabê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
Para se tornar ogan a pessoa deve ser escolhida pelo orixá, a partir de um membro que o incorpora ou o quando revelado no jogo de búzios. Normalmente, é uma integrante já muito ativo na comunidade de terreiro, consagrado um mestre.
Os atabaques devem ser periodicamente colocados ao sol e untados com óleo de amêndoas ou azeite doce. para energizar. Embora dê menos trabalho, não se deve passar dendê, porque o Lé pertence a Oxalá. Quando o ogã começa a se machucar no atabaque é porque está com problemas (sexo, álcool, etc.)
Os atabaques são encourados com os couros dos animais que são oferecidos aos Orixás, independente da cerimônia que é feita para consagração dos mesmos quando são comprados, o couro que veio da loja geralmente é descartado, o cilindro de madeira só depois de passar pelos rituais é que poderá ser usado no terreiro.
Quem tem permissão para tocar o atabaque? Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
São três tipos de toques de atabaques na Umbanda, o RUM, RUMPI e LÊ.
O instrumento é utilizado em quase todos os rituais afro-brasileiros e, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, é considerado sagrado. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Para afinar o atabaque, tira-se do pedestal (pé) e bate-se nas cunhas. A força nas cunhas empurrará o aro de baixo esticando a cordas e consequentemente afinando o couro. No candomblé é considerado objeto sagrado.
Segundo Edison Carneiro, o som do atabaque é o mesmo tam-tam de todos os povos primitivos do mundo. Consiste numa pele seca de animal esticada sobre a extremidade de um cilindro oco.
LEO — O mais difícil no atabaque é o primeiro passo, aprender a tocar a nota aguda. A nota grave é fácil, apenas batendo com a mão na borda do couro. A nota aguda você tem que fazer com a mão o movimento de um chicote, tocar no centro do couro, não deixar ele vibrar e fazer o estalo.
Conga é um instrumento de percussão parecido com o "atabaque" e pode ser usado em par ou trio fixado a suportes quando o instrumentista tocar em pé. O instrumento lembra um um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cônico ou cilíndrico).
Tumbadora é um instrumento musical de percussão.
Significado de Atabaque substantivo masculino Tambor feito com a pele de um animal distendida sobre um pau oco. É percutido com as mãos e pode ter vários tamanhos. Sua origem é africana e sua difusão no Brasil foi feita pelos escravos negros.
"Rwm" Rùn" ou Rum, significa Dançar, festejar, ou seja "Oxum vai tomar Rwm", Oxum vai dançar suas cantigas própias!
Búzios, conchas, ossos.
Os atabaques são encourados com os couros dos animais que são oferecidos aos Orixás, independente da cerimônia que é feita para consagração dos mesmos quando são comprados, o couro que veio da loja geralmente é descartado, o cilindro de madeira só depois de passar pelos rituais é que poderá ser usado no terreiro.