O que selnio da Castanha-do-par? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
“Uma castanha-do-pará por dia para cuidar da saúde”: você provavelmente já se deparou com essa máxima por aí. E o culpado por isso tem nome: selênio, mineral abundante nessa oleaginosa e que é essencial para o bom funcionamento do corpo.
Qual a quantidade de selênio em uma Castanha-do-pará?
Quantidade de Selênio nos alimentosMais 7 linhas
Para que serve o selênio Serico?
O selênio é um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.
Quantos microgramas de selênio tem uma Castanha-do-pará?
Quantidade de Selênio nos alimentosMais 7 linhas
Qual a quantidade aproximada de selênio em mol é possível extrair de uma castanha do Brasil?
E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote.
Quais os efeitos colaterais do selênio?
"Exceder este valor pode conduzir a lesões na pele ou queda de cabelo e unhas. O consumo de doses excessivas [acima de 900 µg por dia], a longo prazo, pode causar alterações neurológicas, incluindo entorpecimento, convulsões ou até mesmo paralisia", alerta a especialista.
Porque só pode comer 2 castanha-do-pará por dia?
Além disso, essa ação antioxidante previne doenças cerebrais degenerativas como parkinson, além de auxiliar na prevenção de derrames cerebrais. Entretanto, vale a moderação, pois 100 g de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. O ideal, sugere a nutricionista, é consumir de 1 a 2 castanhas por dia.