O que se faz o estudo de viabilidade de projetos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O estudo de viabilidade tem por objetivo incluir todo e qualquer tipo de processo e até mesmo imprevisto durante a execução do seu projeto. Com os dados mais aproximados do real, mais chances terá de se cumprir fielmente o que foi antecipado através desse documento.
Por que se faz o estudo de viabilidade?
O estudo de viabilidade considera dados e estatísticas. Com essas informações, fica mais fácil projetar qual é o potencial de retorno do projeto e saber em quanto tempo o capital investido será recuperado. Assim, a gestão financeira do negócio se torna mais eficiente.
Como é realizado o estudo de viabilidade econômico-financeira de um projeto?
Etapas do estudo de viabilidade econômica e financeira
Projete de receitas, custos, despesas e investimentos. ...
Projete os fluxos de caixa futuros. ...
Faça a análise de indicadores. ...
Considere os imprevistos. ...
Separe os investimentos necessários.
16 de jul. de 2020
Por que se faz o estudo de viabilidade de projetos Select One?
Com esse planejamento antecipado, é possível ter uma noção se o projeto vai trazer benefícios para o negócio ou se pode dar prejuízo. ... Isso ajuda a evitar problemas financeiros e estratégicos.
O que é viabilidade técnica financeira?
O estudo de viabilidade técnica proporciona a definição da exequibilidade da obra. ... Já o estudo de viabilidade econômica e financeira visa à elaboração de estimativas da relação benefício/custo e dos riscos do investimento. Ambos os estudos, dão racionalidade e transparência à decisão de se realizar ou não a obra.
Como fazer a viabilidade de um projeto de pesquisa?
2º) Critério de viabilidade – Não basta que um tema seja interessante e válido. Também é preciso que seja possível pesquisá-lo com os recursos a que se tem acesso. O critério de viabilidade se refere a: 1) recursos humanos; 2) financiamento e recursos materiais; 3) tempo disponível para realizar o trabalho.