No dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate Glaucoma. A data tem o intuito de informar a população sobre a importância de fazer exames periódicos para detectar e prevenir o avanço da doença, que quando diagnosticada precocemente pode ser estabilizada por meio de uso de colírios ou cirurgias.
Maio
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade.
Feriados nacionais para o ano de 2020
O calendário de 2020 terá 9 feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.
São Paulo: Segunda-feira dia 25 de maio será feriado em todo Estado. Através da Lei nº 17.
Agora é oficial. A próxima segunda-feira, 25 de maio de 2020, vai ser feriado em todo o Estado de São Paulo.
Conforme a determinação do Governo do Estado de São Paulo, o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 (de 9 de julho) foi antecipado para a próxima segunda-feira (25), e valerá para todos os município do Estado de São Paulo.
revolução constitucionalista de 1932
1º Ficam antecipados para os dias 20 e 21 de maio de 2020 os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra previstos no artigo 10 da Lei nº 14.
Dia nacional da adoção, 25 de maio Instituído pela Lei nº 10.
Origem do Dia Nacional da Indústria O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948.
No dia 25 de março, comemora-se, no Brasil, o Dia da Constituição. A escolha desse dia faz referência à primeira Carta Constitucional do Brasil, outorgada nessa mesma data, em 1824, pelo imperador d. ... Ao todo, o Brasil possuiu sete Constituições, e a Constituição de 1988 é a que está em vigência.
O Dia Nacional do Pedagogo, ou simplesmente Dia do Pedagogo, é comemorado em 20 de maio. A data, celebrada anualmente, homenageia os profissionais responsáveis por ajudar na educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes.
O Dia da Vitória é celebrado anualmente em 8 de maio em todo o mundo ocidental. Também conhecido como Dia da Vitória na Europa ou V-E Day, esta data é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha Nazi e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados.
Hoje é dia de Santa Corona, padroeira contra epidemias; conheça sua história.
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos. As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas ...
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Anualmente, mulheres de várias nacionalidades vão às ruas no dia 8 de março para reafirmar sua identidade e mostrar a visibilidade que a data traz para pautas como: dupla jornada de trabalho, equidade salarial, violência de gênero e muitas outras.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. ... Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York.
O que estamos acostumados a ler nos boletins de convocação do Dia da Mulher é a história de uma greve, que aconteceu em Nova Iorque, em 1857, na qual 129 operárias morreram depois de os patrões terem incendiado a fábrica ocupada.
Resposta: Era oito de março de 1857 quando trabalhadoras da fábrica têxtil Cotton de Nova Yorque entraram em greve contra suas péssimas condições de trabalho. As operárias trabalhavam de 14 a 16 horas por dia e recebiam salários miseráveis, menores que o dos homens, como acontece ainda hoje.
As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.