O termo salmonelose designa diversas enfermidades causadas por qualquer bactéria do gênero Salmonella. São conhecidos mais de 2.
A vacinação é realizada via ovo e traz grandes ganhos pois elimina os riscos da vacinação tradicional, que podem falhar por falta de padronização na aplicação, na conservação em ambiente refrigerado, entre outros. Hoje mais de 90% da produção de aves dos EUA utiliza esse tipo de vacinação e tem ótimos resultados.
Tabela de Vacinação para Galinha Poedeira "Caipira"
As vacinas para aves mais importantes
New-Vacin La Sota Biovet - Vacina Viva Contra a Doença de Newcastle. Indicações: New-Vacin La Sota Biovet é indicada na imunização de frangos de corte, galinhas poedeiras comerciais e matrizes leves e pesadas.
A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle – NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pela via nasal / ocular, para qualquer idade, instilar uma gota (0,03 mL) numa narina ou no olho.
SINTOMAS: sinais respiratórios, nervosos e digestivos; espirros e respiração ofegante; asas caídas, pernas distendidas, torção de cabeça e pescoço, andar em círculo e de costas, depressão, falta de apetite, paralisia completa; diarréia aquosa e esverdeada.
Não há tratamento para a doença de Newcastle e a vacinação sistemática é facultativa, pois o Brasil mantém-se na condição livre de DNC. Em função da importância econômica do setor avícola, há uma cooperação entre os estados no que tange ao monitoramento, prevenção e notificação da doença.
A definição mais recente da DN, é uma infecção de ave causada por um vírus do sorotipo Paramyxovirus aviário tipo 1 (APMV-1) que apresente Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC) em pintos - Gallus gallus - SPF (Specific Pathogen Free) de um dia de idade maior do que 0,7.
Como evitar?
MODO DE USAR E DOSE A aplicação da vacina viva contra a Doença de Newcastle - NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAÇÃO nasal ou ocular, com o auxílio de um conta gotas ou por via ORAL, na água de bebida. Pintos de 7 a 10 dias de idade, uma gota (0,03 ml) numa narina ou no olho. Duas gotas, uma em cada narina ou olho.
DOSAGEM EM FUNÇÃO DA ESPÉCIE, VIA(S) E MODO DE ADMINISTRAÇÃO: Administrar 1 dose por ave, independentemente da idade. Esta vacina pode ser administrada por via oculo-nasal, por via oral ou por nebulização. Nebulização: Validar o aparelho a utilizar para comprovar a quantidade de água necessária.
Não há tratamento para esta doença. O isolamento também não é possível de ser feito, pois o VDM está presente em todos os ambientes avícolas. O recomendado para a prevenção é a vacinação. Entretanto, sua administração não impede a transmissão do vírus para animais não infectados.
Manifestações & impacto causado pela doença
É transmitida facilmente pelo contato direto ou indireto entre galinhas por via aérea. Os vírus estão presentes na polpa das penas, sendo a principal fonte de contaminação do ambiente e infecção dos frangos.
É necessário tratar com antibióticos, isolar os exemplares contaminados e desinfetar os viveiros. Altamente contagiosa, a doença pode provocar a morte das aves se não forem medicadas prontamente. Boa alimentação e higiene rigorosa também são importantes.
A cegueira devido às lesões cutâneas nas pálpebras e a depressão são as causas da maioria das perdas em criações de galinhas caipiras. - TRANSMISSÃO: a Bouba Aviária ocorre esporadicamente e se dissemina lentamente.
Coriza é a doença que pode estar atacando os frangos. Sem cuidados, a enfermidade evolui para a cegueira. Os principais sintomas da coriza são a insuficiência respiratória e o surgimento de um líquido espesso na garganta das aves.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
A coriza infecciosa é uma doença bacteriana muito comum às aves. A coriza infecciosa, vulgarmente denominada gôgo, é uma doença bacteriana respiratória aguda, subaguda ou crônica, altamente contagiosa, que afeta, principalmente, o trato respiratório superior das aves.
Acreditem. É perfeitamente possível, e muito natural, que as galinhas apresentem piolhos e verrugas.
Dipirona gotas para baixar a pressão....Para apressar o início e o término da muda podemos executar o seguinte:
A aplicação de antibióticos é indispensável. As aves doentes devem ser separadas das sadias. Acomode as galinhas enfermas em local bem seco e com alimentação adequada e água limpa.
Além disso, as galinhas com gripe botam menos ou param de botar, perdem apetite, ficam letárgicas, produzem fezes mucosas, apresentam tosse, secreção ocular e nasal, espirros e andar vacilante. O tratamento consiste em fortalecer o sistema imunológico da ave com uma boa dieta, pois esta é uma doença viral.
Mexa o dedo para frente e para trás. Segure a ave com cuidado usando uma mão. Ponha um dedo da outra mão à frente do bico da galinha, sem tocá-lo. Afaste-o em cerca de 10 cm e, depois, aproxime-o novamente. Repita esse movimento até que o animal pare de se mexer ou chiar.