O termo responsabilidade socioambiental tem ganho cada vez mais evidência no mundo corporativo. O conceito está ligado a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como objetivo a promoção da sustentabilidade e do consumo consciente.
Atualmente, ESG e responsabilidade socioambiental são integrados. Uma vez que as organizações desenvolvem cada vez mais iniciativas e projetos nestas frentes para garantir a sobrevivência, os lucros e a reputação no mercado econômico.
Já em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), definiu Responsabilidade socioambiental como “o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.
Obtendo a real mudança de valores, as empresas estarão engajadas à ideia de desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente. Sendo possível prosperar cuidando do planeta e levando em consideração a dignidade humana.
A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma empresa ou organização tem para com a sociedade e o meio ambiente, além das obrigações legais e econômicas. Esse tema aborda problemas e processos sociais, levando em consideração sua relação com o meio ambiente.
Portanto, a responsabilidade socioambiental e a ética estão intrinsecamente ligadas. A ética pode ser considerada uma das bases da responsabilidade socioambiental e se expressa por meio dos princípios e valores adotados pela organização na condução dos seus negócios.
O movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou visibilidade entre 1984 e 1991, após a 1ª e 2ª Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental. Em 1998, igualmente, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável criou a primeira definição para o termo.
O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com a política de responsabilidade socioambiental, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras.
No início da década de 1990, o movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou visibilidade em decorrência da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.
Ambos os conceitos incentivam o cumprimento de leis e regulamentações, e passam a ser entendidas como diretrizes fundamentais para a redução das mudanças climáticas. Além da promoção da diversidade e inclusão dentro da equipe de profissionais.
Em relação às empresas, representa um compromisso com a cultura organizacional e com as práticas defendidas pela ESG (Environmental, Social and Governance). Ou seja, é um indicativo de companhias que adotam as melhores decisões ambientais, sociais e administrativas.
Corresponde ao compromisso das empresas em responder à crescente consciência da sociedade, especialmente em mercados mais maduros. Trata-se da necessidade de repensar os atuais modos de produção e consumo para que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer custo, mas que sejam considerados os impactos sociais e ambientais causados pelas ações de governança corporativa.
Por fim, te convidamos a conhecer o primeiro Museu do Fogo do país! Um espaço que proporciona educação e conscientização ambiental, além de promover workshops e oficinas que trabalham e engajam a sociedade em questões socioambientais e disponibilizar um rico acervo.
A principal vantagem para empresas e organizações no cumprimento da sustentabilidade é o desenvolvimento da responsabilidade ambiental e social, incorporando atitudes e iniciativas relacionadas aos impactos ambientais, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado.
Isso faz com que elas conquistem grupos de consumidores que priorizam adquirir produtos de empresas que adotam essa política, uma vez que também se preocupam com o meio ambiente e os aspectos sociais.
Ela precisa estar presente no dia a dia da empresa, envolvendo, além das atividades produtivas, o tratamento dado as questões ambientais e sua influência e relacionamento com fornecedores, público interno, público externo e com a sociedade.
A responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que as empresas e organizações possuem atreladas ao meio ambiente e a sociedade, além dos cumprimentos normativos, tendo um foco para o desenvolvimento de forma sustentável.