Quais documentos você precisa para a venda de um imóvel
Corretor Imobiliário É possível vender um imóvel por conta própria e há riscos diante do proprietário não ter conhecimento de todos os detalhes dessa negociação de alto valor. A contratação e o pagamento de um intermediário é recomendada por prestar a consultoria dessas espeficidades, conexões e disponibilidade.
Após vender o imóvel, é preciso pagar 15% à Receita Federal sobre os valores ganhos. No entanto, como geralmente as taxas de ITBI, juros do financiamento e das corretagens estão atreladas ao preço do bem não há como há como fazer dedução. O abatimento exato pode ser feito se as demais custas tenham sido pagas à parte.
Dessa forma, para pagamentos parcelados em cheque podem e devem ser realizadas pesquisas nos serviços de proteção ao crédito. Então, deve também constar no contrato de compra e venda do imóvel que o mesmo foi parcelado em cheques e especificar o número sequencial dos cheques, banco, agência e etc.
O que fazer depois de vender um imóvel
É o adquirente quem tem o dever de notificar a compra e conceder ao inquilino 90 dias para desocupar e onde deverá pagar o aluguel a título de indenização. O locador/vendedor não pode pedir a desocupação do imóvel, é obrigação do adquirente. Não existe desocupação por venda com prazo de 30 dias.
30 dias
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo. Na prática, entretanto, pode levar até 3 meses nos casos extremos.