A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização. ... Além disso, a industrialização das grandes cidades também está diretamente ligada a tal ocorrência.
A concentração fundiária, característica brasileira desde a colonização, desdobrou-se em baixa qualidade de vida nas áreas rurais, baixos salários e falta de apoio ao pequeno trabalhador rural, motivando a migração campo-cidade. ...
Sobre a urbanização brasileira é possível afirmar. ... O processo de urbanização que ocorreu no Brasil não tem relação com o êxodo rural, ou seja, com a saída da população da área rural para as cidades.
A imagem retrata a rápida aceleração da urbanização e o processo de modernização das cidades, uma vez que pobres e ricos dividem o mesmo local, todavia não o mesmo espaço social. ... O país veio se urbanizar em 1970 pra cá, antes a maior parte era rural, mas com ofertas de emprego, melhores salários e etc.
A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.
Na parte social tem-se: Desorganização espacial das moradias, favelização, aumento da criminalidade e da desigualdade social. Já na esfera ambiental podem ocorrer problemas de inversão térmica, aquecimento exagerado da cidade pela falta de planejamento de paisagismo.
Resposta: 2_R: A desorganização social, e espacial das moradias, favelização, aumento da criminalidade, desemprego e desigualdade social entre outros fatores.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
A urbanização acelerada, se não calculada pode trazer uma série de malefícios: Ao ambiente - grande quantidade de desmatamento, grande concentração de poluição, excesso de lixos, poluição de rios e lagos, dentre outros.
Principais problemas ambientais urbanos