O que é a Ozonioterapia para animais? Ozonioterapia consiste no uso do oxigênio e do ozônio de forma terapêutica. Dentre seus efeitos podemos citar o anti-inflamatório, a imunomoduor, antimicrobiano e cicatrizante.
Mas, afinal, o que é ozonioterapia?
Saiba mais sobre a ozonioterapia retal
O ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-sépticas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune.
Segundo as pessoas que fazem uso da técnica, a auto-hemoterapia ajuda no tratamento de uma série de doenças, como doenças de pele, hipertensão, diabetes e esclerose múltipla. Existe uma lista com 41 doenças que podem ser tratadas com essa técnica.
Velha técnica promete curar de acne a câncer Quando o organismo recebe o sangue no músculo, o reconhece como um corpo estranho, o que estimularia o sistema imunológico. O método, segundo eles, seria capaz de curar de acne a câncer.
Baseando-se na sua singular interpretação da Bíblia, entendem que o uso de transfusões de sangue total ou dos seus componentes primários é proibido pela lei divina.
Pelo perigo e inconsistência científica, a auto-hemoterapia não pode ser usada pelos médicos. "Os profissionais que a praticarem poderão sofrer penalidades que podem chegar ao registro profissional cassado", afirma o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, em nota.
A auto-hemoterapia consiste em uma prática terapêutica isoterápica, que é feita extraindo-se sangue venoso de um indivíduo, e sua posterior introdução no músculo do mesmo indivíduo. Esta técnica surgiu na França, no ano de 1911, e teve como criador o médico Francois Ravout, visando tratar a febre tifoide.
O hemoterapeuta é o profissional que, além do curso de medicina, realiza também residência médica na área de hemoterapia, realizada em conjunto com a residência de Hematologia (onde o foco é o manejo das doenças ligadas ao sangue).
A hemoterapia é um tipo de tratamento em que uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada de uma pessoa e, após processamento e análise, os componentes do sangue podem ser transfundidos para outra pessoa, ajudando no tratamento da doença e melhora da pessoa.