EQST

O Que Oftalmoscopia Direta?

O que é oftalmoscopia direta?

A oftalmoscopia direta (Fig. 1) permite observar a superfície interior do olho com magnificação de 15 vezes em um campo de visão restrito a aproximadamente 10 a 15 graus, não sendo adequado para avaliar a periferia da retina [10].

Como fazer oftalmoscopia direta?

Figura 1 - Na oftalmoscopia direta (A), o exame é feito pedindo-se para que o paciente fixe um ponto `a sua frente ao longe, e o examinador deve se aproximar com o oftalmoscópio t˜ao perto quanto possıvel da pupila do paciente, procurando ver retina, vasos, disco óptico e mácula, ajustando o foco no bot˜ao lateral do ...

O que faz parte da oftalmoscopia direta?

A oftalmoscopia, também conhecida como fundoscopia, é um exame que visa observar o a região posterior do globo ocular, que compreende a retina, o disco óptico, a coróide e os vasos sanguíneos ali presentes.

O que é oftalmoscopia indireta?

O Mapeamento de Retina ou Fundoscopia Indireta é um exame não invasivo e realizado com a dilatação da pupila. A pupila, quando dilatada, permite um maior campo de visão da Retina. O procedimento é também indolor.

Quais os objetivos da oftalmoscopia?

Oftalmoscopia ou fundoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas). O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia.

O que é um oftalmoscópio?

Trata-se de um exame que analisa as estruturas do fundo do olho que é formada pela retina, disco óptico e vasos sanguíneos. O oftalmoscópio foi desenvolvido por Hermann Von Helmholtz em 1851, sua utilização permite que a retina e humor aquoso sejam vistos e examinados.

Como é feita oftalmoscopia?

O aparelho que o médico usa nesse exame é chamado oftalmoscópio, o qual projeta um feixe de luz no interior do olhoe, mediante a reflexão dessa luz na retina, permite observar suas estruturas. Para facilitar e ampliar a visão da retina o médico geralmente usa um colírio que dilata a pupila ocular.

O que é mapeamento de retina oftalmoscopia indireta?

O mapeamento de retina é um exame feito durante a consulta com o oftalmologista, que não provoca dor. Para a sua realização, utiliza-se um aparelho chamado oftalmoscópio binocular indireto e lentes acessórias. Em seguida, é projetado um feixe de luz no fundo do olho, permitindo que o médico possa observar a região.

O que é o exame de oftalmoscopia?

A Fundoscopia (também conhecida como exame de fundo de olho, oftalmoscopia ou mapeamento da retina) é um procedimento que serve para examinar as condições do seguimento posterior do olho, das artérias, veias e nervos da retina, auxiliando no diagnóstico de doenças como glaucoma.

Para que serve o exame fundoscopia?

A Fundoscopia direta é um exame clínico para análise do nervo óptico e mácula. O exame é indicado para diagnosticar e acompanhar o glaucoma, outras doenças do nervo óptico e da retina.

Qual é a desvantagem da oftalmoscopia direta monocular?

Visualização fácil da retina periférica, de grande importância na detecção de lesões nesta área. A pouca magnificação permite observar simultaneamente uma ampla zona da retina. Desvantagens: Utilização de midriático.

Para que serve o oftalmoscópio?

O oftalmoscópio funciona de forma bastante simples, mas é fundamental para o diagnóstico de diversos problemas oculares e até mesmo doenças sistêmicas, como hipertensão, tumores, disfunções da tireoide entre outras.

Qual o objetivo da oftalmoscopia?

Oftalmoscopia ou fundoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas). O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia.

Como é realizado o exame de fundo de olho?

Um clínico geral treinado ou um oftalmologista pode realizar o exame de fundo de olho. Eles utilizam um aparelho chamado oftalmoscópio, que projeta um feixe de luz no interior do olho e, a partir da reflexão dessa luz na retina, é possível observar as estruturas do globo ocular.

Como é feita a ultrassonografia ocular?

Para realização da Ecografia Ocular, é usado um equipamento semelhante a uma caneta, formado por dois transdutores: um que avalia a parte anterior do olho e o outro que avalia a parte posterior. O exame é realizado pelo médico Oftalmologista especializado em Ecografia Ocular.

Para que serve o exame de mapeamento de retina?

O mapeamento da retina é um exame ocular que serve para investigar detalhadamente a retina, parte do olho responsável pela formação das imagens. Com o exame, é possível analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.

O que é o exame de mapeamento de retina?

O exame de mapeamento de retina é feito para avaliar a retina e procurar por alguma alteração, sobretudo na sua periferia. É muito importante para todos os pacientes e em especial para os pacientes diabéticos, hipertensos, usuários de algumas medicações, pré e pós-operatórios e altos míopes.

Como é feito o exame de fundo de olho?

Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).

Como é feita a fundoscopia?

Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).

Quanto custa para fazer um exame de fundo de olho?

Em casos de encaminhamento médico, o exame de mapeamento de retina pode ser feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas oftalmológicas particulares, a consulta pode custar a partir de R$ 100.