EQST

O Que O Funk Expressa?

O que o funk expressa?

A mensagem do funk é mexa-se, dance, movimente-se, viva. Esta é a “onda” que certamente envolve e se identifica com os jovens de uma maneira geral. O funk e o Rio de janeiro tem uma história de amor antiga, uma identificação rítmica, que nasceu nos primeiros bailes ainda anos de 1970.

Como foi que surgiu o funk?

O funk [fânc] é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues.

Quais são os movimentos do funk?

Sarrada, puxada, laço e ombrinho são os nomes dos principais movimentos. Diversos elementos são herdados da swingueira, assim como já fazem os.

Qual é o estilo do funk?

Soul Rhythm and bluesGuitar MashingBrown-eyed soul Funk/Gênero Musical

O que o funk representa para os jovens?

O funk prega muito isso hoje: o trabalho, buscar o progresso, o melhor que a vida pode dar”, afirmou ao Nexo. Ao mesmo tempo, segundo Delgado, “é também a música de beijar na boca, de ir para a festa. É o lifestyle do jovem de favela.

Qual é a importância do funk?

Segundo Bruno Ramos, o funk já provou que salva vidas. "Ele tira crianças das mãos do crime, dá um caminho profissional para muitos jovens, permite espaços de liberdade e o reconhecimento para as mulheres e para a comunidade LGBTQIA+, que são esses corpos estigmatizados pela grande mídia”, enfatizou.

Quem começou o funk?

O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros. Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.

Como surgiu o funk Superinteressante?

O ritmo surgiu na Jamaica na década de 1960 durante as festas de gueto, quando o povo aproveitava a trilha sonora para fazer discursos políticos sobre violência, sexo e problemas sociais. Esse estilo de música falada chegou aos EUA junto com os jamaicanos, uma década depois, e foi lá que se tornou popular.

Quais são os principais passos do passinho?

O passo-base é o sabará, em que o dançarino usa um dos pés como apoio enquanto faz movimentos alternados com a outra perna na frente e atrás do corpo. Tem também a cruzada, passo em que o dançarino cruza um dos pés para frente enquanto desliza o outro pra trás, o que é uma influência direta do frevo.

São subgêneros do funk?

Funk: conheça os subgêneros
  • Funk carioca.
  • Funk ostentação.
  • Funk consciente.
  • Funk pop.

Quais são os estilos atuais de funk presentes no Brasil?

Funk: conheça os subgêneros
  • Funk carioca.
  • Funk ostentação.
  • Funk consciente.
  • Funk pop.

Como o funk surgiu no Brasil e quais são suas principais polêmicas?

Trazido para o Brasil no final dos anos 1970, os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro (área nobre da cidade). ... Já nos anos 1980, a ideia que dominava o funk no Brasil era o Miami bass. Gênero similar ao eletro e que possui batidas comandadas pelo DJ, porém, com letras em inglês.

O que o funk Cultural representa para os jovens da favela?

Assim milhares de jovens encontravam sua única tentativa de diversão e de expressão cultural. ... O Funk seria condenável por, entre outros motivos, fazer parte da chamada cultura popular. Entretanto, o Baile Funk da favela representa o exercício de liberdade de expressão absoluta de uma população economicamente oprimida.

O que o funk Cultural representa para os jovens de favela?

Essa música reflete sobre a vida na periferia e o preconceito das classes mais altas com o funk e a cultura que o envolve. Apesar da música ter sido lançada em 1990, ainda se vê a mesma realidade quando o estilo musical é trazido à tona, quase sempre associado à criminalidade e à violência urbana.

Qual a importância do funk no Brasil?

Segundo Bruno Ramos, o funk já provou que salva vidas. "Ele tira crianças das mãos do crime, dá um caminho profissional para muitos jovens, permite espaços de liberdade e o reconhecimento para as mulheres e para a comunidade LGBTQIA+, que são esses corpos estigmatizados pela grande mídia”, enfatizou.

Qual a importância do funk carioca?

É uma cultura que gera sociabilidade entre jovens, sempre muito popular entre as classes C e D”, conta. Ainda que hoje nomes como MC Kevinho, Anitta, Mc Soffia e Ludmilla habitem a boca e pés de quem gosta do ritmo, a cultura do funk é ainda essencialmente a dos bailes.

Quem foi o primeiro cantor de funk?

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk. Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.

Quais são as origens do preconceito com o funk?

Contudo, este estilo tem sua origem nas camadas populares e por isso sofre preconceito pela camada dominante através da mídia. A camada dominante possui como argumento contra o funk alguns fatos onde este estilo musical é reportado para a sociedade como gerador de caos e ameaça à segurança pública.

Porque o funk é marginalizado?

Segundo ela, o estilo musical só é marginalizado por ter surgido nas favelas: “O funk foi e é criminalizado não pela música, nem pelo ritmo, ou, entre muitas aspas,'pobreza musical', como dizem, em relação à simplicidade musical do funk. ... É por conta do público que consome e do grupo que produz o funk.