Não podemos mencionar algo que por algum motivo acabou não sendo desenvolvido ou, ainda, esquecer de mencionar algo tratado no texto. Desse modo, corremos o risco de o leitor perder o interesse em ler o restante conteúdo pelo fato de não ter encontrado justamente aquilo que achava que iria encontrar.
Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
“E eu posso começar com uma pergunta?”, questiona a estudante Priscila Deyse. “Começar a redação com uma pergunta é sempre uma excelente estratégia de introdução. A pergunta tem de ter a ver com o tema, vai tomar como base a sua opinião sobre ele. Ela desperta a curiosidade de quem lê o texto.
Uma introdução minimamente eficiente deve revelar apenas o necessário para situar o leitor no texto, estimulando-o a prosseguir com a leitura. Para que isso aconteça, o parágrafo deve conter os dois aspectos: A explicitação do tema, ressaltando a relevância da questão em debate.
Sete dicas para criar uma ótima pesquisa
Para fazer uma introdução assim, destaque pontos da história em que houve a situação abordada no tema. Tome cuidado, sempre, para não fugir do tema. Cuidado, também, para não usar mais do que 3 ou 4 linhas para o resgate histórico, pois você ainda terá que apresentar a sua tese na introdução.
Por isso, seja objetivo(a): perguntou, tem de responder. Nada de pergunta sem relação com o tema ou com a sua tese! Assim, a forma mais simples de lidar com o questionamento é fazer apenas uma pergunta que direcione o raciocínio para a sua tese, ou seja, a ideia que você pretende defender.
Você pode começar a introdução da redação fazendo uma pergunta que será respondida ao longo do texto.
Na redação do Enem, a tese deve aparecer já no primeiro parágrafo do texto, isto é, na introdução.
1 DIFERENÇA ENTRE TESE E ARGUMENTO A TESE - constitui a ideia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor ou ouvinte: é o objetivo de convencimento do leitor ou ouvinte; A tese representa o ponto de vista a ser defendido, com base em todas as informações (fatos) disponíveis sobre o caso concreto e nos ...