O que neoplasia maligna no colo do tero? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A neoplasia maligna de colo de útero (NMCU) é a segunda neoplasia feminina mais frequente entre as mulheres e, após o câncer de mama, é a quarta causa de morte por câncer entre as brasileiras.
Como é o tratamento da neoplasia maligna?
Como é feito o tratamento Normalmente o médico recomenda a realização de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia de acordo com o tipo de neoplasia e suas características. A cirurgia pode ser indicada nos casos em que a metástase ainda não aconteceu e em que o tumor ou parte dele pode ser removido.
Como acontece o câncer de colo de útero?
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.
Qual o tratamento mais indicado para casos de câncer do colo do útero?
As principais opções de tratamento para o câncer de colo do útero incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia, que podem ser realizadas isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio da doença.
Quais os sintomas de câncer de útero avançado?
Sinais e sintomas do câncer de colo de útero
Sangramento vaginal anormal;
Sangramento e dor após a relação sexual;
Menstruação mais longa que o comum;
Dor abdominal;
Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.
Quais os estágios do câncer do colo do útero?
No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.
Qual a melhor alternativa propedêutica para o diagnóstico de câncer do colo do útero?
O exame de Papanicolaou é um exame rotineiro de prevenção, não um exame de diagnóstico. Um resultado de Papanicolaou anormal, significa que outros exames deverão ser realizados para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerígena. Esses exames incluem a colposcopia, raspagem endocervical e biópsias.
Como saber se o câncer de útero está avançado?
Principais sintomas de câncer de colo de útero
Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação;
Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom, por exemplo;
Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo;