EQST

O Que Mtodo Vodder?

O que é Método Vodder?

A técnica de drenagem linfática proposta por Vodder preconiza a utilização de uma pressão suave, lenta e repetitiva em que não há deslizamento do tecido a ser tratado e sim a ação de “empurrar e relaxar” o tecido subcutâneo em duas fases diferentes de toque.

Quem é Vodder?

Emil Vodder nasceu em Copenhague em 20 de fevereiro de 1896. Na Universidade de Copenhague ele se interessou por biologia, mineralogia e botânica e citologia, ingressando posteriormente no curso de medicina. ... Em 1936 Vodder apresentou seu método ao mundo como DRENAGEM MANUAL DO LINFOMA durante um congresso em Paris.

Quem foi Vodder e Leduc?

Vários autores já a descreveram, entre eles Albert Leduc e Emile e Astrid Vodder. A primeira diferença entre os dois está no tipo de movimento usado. Vodder utiliza uma combinação ampla de movimentos passivos e técnicas manuais de drenagem linfática.

Quem criou a drenagem linfática?

Emil Vodder A drenagem linfática manual (DLM) foi criada pelo médico dinamarquês Emil Vodder em 1936 como uma técnica coadjuvante, estabelecida como padrão ouro no tratamento de linfedema.

Quando foi descoberto o sistema Linfatico?

O primeiro relato de utilização da drenagem linfática data de 1892, quando Winiwarter, um cirurgião austríaco iniciou a aplicação da técnica. Em 1936, o dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa.

Qual a pressão da técnica de drenagem usada pelos precursores Vodder e Leduc?

A pressão utilizada na técnica Vodder e na técnica Godoy e Godoy giram em torno de 15 a 40 mmHG. (ELWING, 2010). A técnica de drenagem criada por Vodder foi baseada em massagens que eram realizadas nas regiões onde os linfonodos apresentavam aumento.

Quem foi Leduc na drenagem linfática?

Albert Leduc, doutor em educação física e graduado em fisioterapia, foi um dos primeiros profissionais a divulgar a técnica de Drenagem Linfática Manual dentro do ambiente fisioterapêutico.

O que é drenagem Linfatica Leduc?

(Leduc, 2000). A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem manual que foi descrita, inicialmente, como método para tratamento de edemas em especial o linfedema. Vários autores já a descreveram, entre eles Albert Leduc e Emile e Astrid Vodder. A primeira diferença entre os dois está no tipo de movimento usado.

Qual a principal diferença entre a metodologia de DLM segundo Vodder e Godoy?

A técnica Godoy & Godoy se difere da técnica convencional porque utiliza, além das mãos, também bastões, rolos, roletes de materiais leves e macios que permitam a realização da drenagem seguindo o sentido da corrente linfática, simplificando toda a técnica original de Vodder (GODOY, 1999).

Quais as diferenças entre as técnicas de Vodder Leduc e Godoy?

Em associação a esses movimentos de drenagem, a técnica de Godoy valoriza o estímulo na região cervical como parte importante no tratamento desses pacientes. ... O que diferencia as técnicas de maneira geral são os movimentos e a compressão: na técnica Vodder, os movimentos são realizados em círculos e semicírculos.

Quem trouxe a drenagem Linfatica para o Brasil?

No Brasil, a divulgação do método se deu através de Waldtraud Ritter Winter, ex aluna do Dr. Vodder.

Quem é o pai da drenagem?

Emil Vodder Emil Vodder (1932 e 1936) – considerado o pai da drenagem linfática, doutor em fisioterapia, elabora em Cannes um método completo e original para tratar um paciente acometido de sinusite, chamado de em roue voilée (em círculos), e de maneira suave e rítmica, para aliviar várias patologias e edemas.

Como foi descoberto o sistema Linfatico?

Em 1628, Gassend fez uma descrição de veias leitosas que ele observou no cadáver de um condenado a morte, porém a descoberta da importância e das funções da linfa é creditada ao anatomista dinamarquês Thomas Bartholin, que comparou em seu trabalho a circulação linfática ao fértil vale do rio Nilo.

Qual o tipo de drenagem aplicado pelo método Leduc?

A drenagem linfática manual representada pela técnica de Leduc é baseada no trajeto dos coletores linfáticos e linfonodos, associando basicamente duas manobras: manobras de captação ou de reabsorção e manobras de evacuação ou de demanda.

Quais as principais diferenças entre o método Godoy de drenagem e o método Leduc?

Em associação a esses movimentos de drenagem, a técnica de Godoy valoriza o estímulo na região cervical como parte importante no tratamento desses pacientes. ... Na técnica de Leduc, os movimentos são de “chamada e absorção”, de maneira que os vasos tenham um período de reenchimento a ser drenado novamente.

Quais são as manobras de Leduc?

A técnica de Leduc é fundamentada em todo caminho dos coletores linfáticos e linfonodos, utilizando duas manobras básicas: de captação ou reabsorção e manobras de evacuação ou demanda. ... Essa manobra objetiva à evacuação da linfa e é obrigatória sobre as regiões dos gânglios.

Quem é Leduc?

Albert Leduc, doutor em educação física e graduado em fisioterapia, foi um dos primeiros profissionais a divulgar a técnica de Drenagem Linfática Manual dentro do ambiente fisioterapêutico. ... Com os resultados obtidos e, com base na justificativa anatômica, propõe uma nova técnica resultante da investigação.

Qual o melhor método de drenagem linfática?

Entre as técnicas de drenagem linfática, as mais conhecidas são as de Vodder e Leduc. Ambas foram elaboradas respeitando os conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia humana, entendendo os trajetos percorridos pelos sistemas linfáticos e linfonodos.

Qual o método de Godoy?

Introdução: A drenagem Linfática Manual Método Godoy® é uma intervenção específica, utilizada por meio de manobras manuseáveis sobre as vias linfáticas e nos linfonodos, um procedimento de tratamento no Fibro Edema Gelóide para atenuação e aperfeiçoamento do sistema linfático.

Quais são as manobras de Vodder?

A técnica de Vodder, primeiramente, utiliza 4 movimentos para executar a drenagem. Assim, ela realiza o círculo fixo, movimentos de bombeamento, movimento de doador e o movimento giratório ou de rotação.