O que Mongo Shell? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Segundo Marchioni (2015), o shell Javascript do Mongodb lhe permite uma interação com a instância do banco de dados Mongo a partir da linha de comando. O shell é uma ferramenta trivial para desempenhar funções de administração, monitoramento de uma instancia em execução ou inserindo documentos.
Como usar Mongo Shell?
Comandos Mongo Shell O primeiro comando que devemos entender é o showdbs , como o nome diz ele retorna todos os Bancos de Dados existentes em sua máquina. Em seguida usamos o comando use seguido do nome do banco de dados que queremos acessar.
Como acessar o shell do MongoDB?
Para utilizar o mongodb via terminal (shell), será necessário que você tenha um sistema operacional Linux. Isso porque a conexão ao mongo depende dos aplicativos mongo instalados no sistema para executar comandos.
Como instalar o Mongo Shell?
Execute o MongoDB
Configure o ambiente MongoDB. O MongoDB requer um diretório de dados para armazenar todos os dados. ...
Inicie o MongoDB. Para iniciar o MongoDB, execute mongod.exe . ...
Conecte-se ao MongoDB. Para conectar-se ao MongoDB através do shell mongo.exe, abra outro prompt de comando. ...
Comece a usar o MongoDB.
Para que serve o MongoDB?
O MongoDB permite que seu database seja replicado para outros servidores, aumentando assim a disponibilidade de suas informações, sendo esse recurso conhecido por replica set. Dessa forma, cada servidor terá uma cópia dos dados.
Porque utilizar o MongoDB?
Por que usar o MongoDB em vez do MySQL? Organizações de todos os tamanhos estão adotando o MongoDB porque permite que eles criem aplicativos mais rapidamente, manipule tipos de dados altamente diversos e gerenciem aplicativos de forma mais eficiente em escala.
Como acessar o MongoDB Pelo cmd?
Para executar o serviço do MongoDB abre-se o prompt e digta-se o seguinte comando: "c:\Program Files\MongoDB\Server\3.2\bin\mongod.exe" –config c:\mongodb\mongodb. config" .
Como acessar o MongoDB?
Conectando um banco mongodb através do RoboMongo Faça o download e instalação do aplicativo e depois o abra. Uma nova janela será aberta. Dentre as opções, clique em create. Isso abrirá uma nova janela com algumas abas e duas delas serão utilizadas para inserir os dados de autenticação.
Como ativar o MongoDB?
Abra um cmd e digite o comando mongo. A mensagem abaixo deve ser exibida, isso confirma que o servidor mongoDB está instalado e executando em nossa máquina.
Para que serve uma capped Collection?
Outro recurso interessante do MongoDB são as capped collections, que nada mais são que collections com tamanhos predefinidos e com conteúdo rotativo. ... O Mongo irá nos retornar os 3 últimos documentos inseridos, ou seja, o documento3, documento4 e documento5, sendo o documento1 e documento2 descartados.
É uma característica NoSQL especificamente do MongoDB?
Esses bancos de dados são chamados de Bancos NoSQL (Not Only SQL) e o MongoDB está incluído nisso. Esse termo NoSQL é referente a ausência do SQL, porém esse Banco de Dados não irá se limitar a só isso. ... Sempre relacionado diretamente aos bancos de dados relacionais, o que é diferente dos bancos orientados a documentos.
Como usar MongoDB local?
Para subir um servidor de MongoDB na sua máquina é muito fácil: execute o utilitário mongod via linha de comando como abaixo, onde dbpath é o caminho onde seus dados serão salvos (esta pasta já deve estar criada). Isso irá iniciar o servidor do Mongo.
Quando utilizar o NoSQL?
O NoSQL é mais indicado para aqueles sistemas que tenham necessidades maiores de armazenamento e desempenho. O NoSQL não veio para substituir o SQL, mas sim para oferecer mais uma alternativa de um banco de dados mais flexível no suporte de dados.
Onde usar o MongoDB?
O MongoDB pode ser útil em aplicações secundárias ou nas principais quando a atividade principal é focada totalmente em documentos não estruturados.
Como verificar se o MongoDB está instalado?
Abra um cmd e digite o comando mongo. A mensagem abaixo deve ser exibida, isso confirma que o servidor mongoDB está instalado e executando em nossa máquina.