O que linfedema PDF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
RESUMO - O linfedema, excesso de líquido intersticial no espaço tecidual, é um dos sinais da insuficiência linfática e ocorre quando a carga linfática ultrapassa o débito linfático, gerando transtornos funcionais, estéticos e psicossociais ao paciente.
Como podemos classificar o linfedema nos pacientes?
Quanto à forma clínica, o linfedema pode ser classificado, segundo Mowlen6, em: grau I: linfedema reversível com elevação do membro e repouso no leito durante 24-48 horas, edema depressível à pressão; grau II: linfedema irreversível com repouso prolongado, fibrose no tecido subcutâneo de moderada a grave e edema não- ...
Qual a origem do linfedema?
O linfedema pode ser de origem primária ou secundária. Dizemos que o linfedema é primário quando afeta o indivíduo desde o nascimento. Ou seja, existe uma má formação congênita, comprometendo os vasos linfáticos e causando o acúmulo de líquido.
Quais são as causas do linfedema?
As causas mais comuns do linfedema são:
Cirurgia com remoção dos linfonodos.
Radioterapia na região dos linfonodos.
Câncer metastático.
Infecção bacteriana ou por fungos.
Danos no sistema linfático.
Outras doenças relacionadas com o sistema linfático.
Quais são os tipos de linfedema?
Existem dois tipos de linfedema: linfedema primário e linfedema secundário.
O linfedema primário é congênito. Geralmente ele é causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos.
O linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito.
Como podemos classificar o linfedema nos pacientes quais as modalidades de tratamento comumente aplicadas?
O linfedema pode ser estadiado utilizando a Classificação da Sociedade Internacional de Linfologia recorrendo, para tal, a dois critérios: consistência da pele (que avalia o grau de fibrose do tecido subcutâneo) e ocorrência ou não de redução do linfedema após 24 horas de elevação do membro afetado3,6.
Quais tipos de linfedema?
Existem dois tipos de linfedema: linfedema primário e linfedema secundário.
O linfedema primário é congênito. Geralmente ele é causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos.
O linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito.
Quais os locais principais acometidos pelo linfedema?
O linfedema é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo. Isso causa inchaço (edema), mais frequentemente nos braços ou pernas. O linfedema também pode acometer o rosto, pescoço, abdome e órgãos genitais.
Quem tem linfedema?
O linfedema é o acumulo de líquido no braço ou na perna devido ao bloqueio do sistema linfático. O sistema linfático conduz a linfa pelo corpo e ajuda no combate de infecções. Pacientes com câncer podem desenvolver linfedema em membros superiores ou inferiores.
O que pode causar linfedema?
As causas mais comuns do linfedema são: Cirurgia com remoção dos linfonodos. Radioterapia na região dos linfonodos. Câncer metastático.