Resposta. A Liga de Delos (ou Consideração de Delos) era a união militar grega contra os persas, sob a liderança de Atenas. ou seja.. as cidades estados se uniram para enfrentar Xerxes ( imperador persa) nas Guerras Médicas, pois se não se unissem os persas arrasariam toda a Grécia.
As Guerras Médicas, em que batalharam gregos contra persas, ocorreu na Grécia antiga no século V a.C. e é também conhecida como Guerras Persas, Pérsicas, Medas, Greco-Persas ou Guerras Greco- Pérsicas. ... Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.
Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C.. As Guerras Médicas mobilizaram as forças militares de várias cidades-Estado gregas.
Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa. Ao contrário da Pérsia, a Hélade, ou Grécia, era formada por uma série de cidades independentes que viviam em constante rivalidade.
Xerxes I
Sempre abrir. A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa e a grega no ano 480 a.C. ... Mileto, que era uma colônia grega na Jônia, tentou se livrar do domínio persa e forneceu o estopim para o início dos conflitos. Esses embates ficaram conhecidos como Guerras Médicas e ocorreram em dois momentos.
Utilizando de uma ardilosa estratégia de guerra, os gregos conseguiram sucessivas vitórias contra os persas nas batalhas de Salamina, Platéia e Micala.
Filipe II
No entanto, os gregos se reagruparam e forçaram os persas a recuarem até onde haviam desembarcado. A Batalha de Maratona foi vencida pelos atenienses, que oprimiram os persas no território de combate. Eles capturaram sete barcos inimigos e mataram cerca de 6 mil persas.