EQST

O Que Falar Sobre O Autismo?

O que falar sobre o autismo?

Conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Sendo assim, o TEA pode causar um atraso ou desvio na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento.

É errado falar autismo?

Aqui está a diferença entre dizer: criança com autismo e criança autista. Enquanto alguns preferem o termo “pessoas com autismo”, outros inclinam-se para “pessoa autista”. Há aqueles que são indiferentes à terminologia usada.

Quem tem autismo pode ter uma vida normal?

É possível que alguns autistas enfrentem dificuldades de aprendizado, enquanto outros podem ter uma vida aparentemente “normal”, mas ainda assim sentirem que não se “encaixam” na sociedade, especialmente pelas dificuldades de socialização.

Quem tem autismo é inteligente?

Com frequência, os autistas com grau leve são muito inteligentes, somente são sensíveis a mudanças súbitas, o que faz com que possam ter uma vida bem próxima da normalidade. Alguns podem viver anos sem receber o diagnóstico, e não raro, são confundidos com pessoas que são apenas muito tímidas.

Porque pessoas com autismo são mais inteligentes?

Por exemplo, fenótipos autistas foram ligados ao aumento da síntese proteica nas sinapses, maior excitação à neurotransmissão inibitória, melhora no processamento global e conectividade, além de surpreendentemente (ou não), um viés para sistematizar mais empatia e a melhora do funcionamento perceptivo.

Porque o autista é inteligente?

Os estudos demonstram que uma pessoa com TEA tem uma alteração no processamento de certos aspectos da inteligência humana e, até mesmo nos altistas altamente funcionais, que tem um QI elevado na síndrome de Savant, com um cérebro biologicamente diferente. Ou seja, são maiores, com mais circunfunções, etc.

Como saber se meu filho de 2 anos tem autismo?

Sintomas do Autismo aos 2 anos

  1. A criança costuma não indicar desejos e quando o faz, usa a mão de terceiros para apontar.
  2. Tem dificuldade em prestar atenção quando lhe apontam um objeto.
  3. Não atende quando lhe chamam.
  4. Não consegue demonstrar as emoções através de gestos e expressões faciais.

Como é feito o diagnóstico de autismo?

O diagnóstico do espectro autista é apenas clínico. Isso significa que, para certificar se uma pessoa é autista, é preciso observar o comportamento do paciente e analisar informações coletadas com as pessoas que convivem com ele, com o auxílio de questionários protocolados, como a escala MCHAT.

Quem dá o laudo de autista?

Olá, somente o neuropediatra ou neurologista e psiquiatra. Psiquiatra e Psicólogo com especialização em Tea. Qualquer profissional da saúde especializado em Autismo pode reconhecer e identificar o transtorno, embora somente o neuropsicólogo e psiquiatra podem validar o laudo.

Como elaborar perguntas sobre autismo?

10 perguntas e respostas sobre o autismo

  1. O que é autismo? ...
  2. Existem diferentes graus de autismo? ...
  3. Como é o diagnóstico? ...
  4. O que desencadeia o transtorno? ...
  5. O distúrbio é mais frequente em meninos ou meninas? ...
  6. Existe tratamento? ...
  7. Meu filho vai se desenvolver normalmente? ...
  8. Como funciona o aprendizado de uma criança autista na escola?

O que mais gera dificuldade na questão do Tea?

Uma criança autista apresenta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, interação e comportamento social. Mas estudos já mostraram que programas de treinamento e educação podem reduzir essas dificuldades.

É normal o bebê fica balançando a cabeça?

Em bebés e em crianças pequenas é bastante comum baloiçar a cabeça ou fazer outros movimentos rítmicos. Pensa-se que estes movimentos repetitivos são calmantes ou tranquilizadores para muitas crianças, tal como o chuchar no polegar é para outras.

Como funciona o cérebro de uma pessoa com autismo?

O estudo, que usou ressonância magnética, descobriu que o cérebro dos autistas processa sinais sensoriais mais depressa que o normal. Já as respostas do núcleo caudado direito, região do cérebro ligada ao aprendizado e ao controle de impulsos motores, são mais lentas.

Como saber se uma pessoa tem síndrome de Asperger?

10 sinais que podem indicar síndrome de Asperger

  1. Dificuldade para se relacionar com outras pessoas. ...
  2. Dificuldade para se comunicar. ...
  3. Não compreender as regras. ...
  4. Nenhum atraso na linguagem, desenvolvimento ou inteligência. ...
  5. Necessidade de criar rotinas fixas. ...
  6. Interesses muito específicos e intensos. ...
  7. Pouca paciência. ...
  8. Descoordenação motora.