EQST

O Que Estuda A Ondulatria?

O que estuda a ondulatória?

Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz. A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio.

O que é um fenômeno ondulatório?

Os fenômenos ondulatórios dizem respeito a comportamentos específicos das ondas ao encontrarem um obstáculo, superfície ou meio diferente do qual ela estava antes. ... Eles ocorrem para qualquer tipo de onda, mas é mais comum estudarmos com as ondas de luz visível.

O que é período na ondulatória?

- Período: É o tempo que a fonte precisa para gerar uma onda completa. Relacionando a frequência (f) com o período (T), temos a seguinte equação: - Comprimento da onda: É o tamanho da onda. ... - Amplitude: É a distância entre a parte mais baixa (vale) e a parte mais alta (crista) da onda, ou seja, a “altura” da onda.

Quais são os tipos de ondas no conceito da ondulatória?

Quanto a natureza, as ondas podem ser dividas em dois tipos: - Ondas mecânicas: são todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc. - Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar.

O que caracteriza pulsos e ondas?

Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).

Quais são os fenômenos ondulatórios *?

Os fenômenos ondulatórios são as mudanças de comportamento que uma onda pode ter, independente de seu tipo. Eles acontecem quando a onda se depara com um obstáculo, uma superfície ou meio diferente da sua origem. Podem ser do tipo reflexão, refração, difração, interferência, efeito doppler, polarização e ressonância.

Quais são os fenômenos ondulatórios Cite um exemplo de cada?

Sem sombra de dúvidas, os fenômenos ondulatórios são os movimentos que ocorrem com mais frequência em física. Se você parar para pensar pode lembrar várias ocasiões em que esses fenômenos acontecem como, por exemplo: onda do mar, terremotos, ondas de rádio, ondas em cordas e etc.

O que é período e frequência de uma onda?

O período (T) de uma onda nada mais é do que o intervalo de tempo para que cada ponto do meio por onde a onda se propaga execute uma oscilação completa. Já a frequência (f) de uma onda é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa, por unidade de tempo.

O que é reflexão de um pulso?

A reflexão acontece quando uma onda que se propaga em um meio encontra um obstáculo, que separa esses dois meios, e retorna ao mesmo meio de propagação. ... Quando a onda (pulso) atinge a parede (P) ela é refletida com o pulso invertido, ocorrendo então o que chamamos de inversão de fase.

Quais são os movimentos ondulatórios?

O movimento ondulatório pode ser definido um pulso de onda, uma pertubação que vai se propagar em um meio. A onda mecânica é aquela que se propaga em um meio material, por exemplo o som ou uma corda. ... As ondas eletromagnéticas, como a luz por exemplo, se propagam no vácuo.

Quais são exemplos de ondas eletromagnéticas?

O espectro eletromagnético representa as faixas de frequências ou comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Quais são os fenômenos ondulatórios do som?

Os fenômenos ondulatórios obedecem aos princípios gerais da propagação ondulatória. Contudo, em razão da sua natureza ondulatória, as ondas sonoras não podem ser polarizadas, mas sofrem os outros fenômenos que são: reflexão, refração, difração, interferência e efeito Doppler.

Quais são os tipos de fenômenos sonoros?

Como o som tem propriedades ondulatórias, ele pode sofrer diversos fenômenos, tais como a reflexão, refração, difração e também interferência. Nesse último, duas ou mais ondas sonoras podem tanto ser anuladas quanto ser somadas, de acordo com a posição em que se encontram.

Como calcular o período é a frequência de uma onda?

Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
  1. Frequência: É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. ...
  2. -Período: É o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. ...
  3. f = 1/T. ou. ...
  4. – Comprimento de onda: ...
  5. – Velocidade: ...
  6. v = λ . ...
  7. – Amplitude:
18 de nov. de 2011

O que é período de frequência?

Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.