EQST

O Que Era Poesia Na Grcia?

O que era poesia na Grécia?

Antes mesmo de utilizarem a escrita para fins literários, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada. Seus temas eram os mitos, em parte lendários, baseados na memória difusa de eventos históricos, além de um pouco de folclore e de especulação religiosa primitiva.

Qual a importância da poesia na formação do homem grego?

A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.

Quais foram as principais obras da literatura grega?

LIVROS COM A TEMÁTICA MITOLOGIA GREGA:
  • Mitos gregos: O voo de Ícaro e outras lendas.
  • A maldição de Édipo.
  • Viagem ao reino das sombras.
  • Afrodite: amores e traições.
  • Ilíada.
  • Odisseia.
  • O destino de Perseu.
  • A Grécia: mitos e lendas.
2 de out. de 2019

Como era a poesia na Grécia Antiga?

A literatura grega antiga não era identificada desta forma no período em que foi criada. Possuía gêneros produzidos em formato de prosa e poesia. ... A epopeia, também conhecida como poesia épica, era escrita em versos, estruturados em narrativa. Esta possuía uma narrativa de extensão maior, e imitava temas sérios.

Quais são os poemas de Homero?

Os poemas épicos gregos “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídos a Homero (século 8º a.C.), servem de modelo às sagas que se seguiram e hoje compõem a base da vida civilizada.

Qual a importância dos poetas para a educação do gregos?

Os poetas tinham como papel nesse período o de serem uma das principais fontes de informação na Grécia Arcaica, no livro Paideia, a formação do homem grego de Werner Jaeger, podemos perceber isso com uma riqueza de detalhes e informações que ressaltam a relação existente entre arte e educação.

Por que os poemas homéricos são considerados uma fonte histórica importante?

Os poemas homéricos são manifestações culturais de alcance e relevância excepcionais ainda nos dias de hoje. ... Já na antiguidade, os poemas eram utilizados para compreender tempos passados. A veracidade histórica, tanto da Ilíada quanto da Odisseia e dos eventos relacionados à elas, não eram, então, colocadas em questão.

Quais são as principais obras e autores da literatura grega *?

Seus principais representantes são Homero e Hesíodo, nas epopeias; Pindaro e Safo, na poesia; Demóstenes, na oratória; Esopo, na fábula; Plutarco, na biografia; e Heródoto, na historiografia.

Quais os períodos da literatura grega?

A literatura grega antiga tem início com a criação da escrita, por volta do século VIII a.C, e divide-se em três períodos: arcaico (até o fim do século VI a.C.), clássico (séculos V e IV a.C.), e helenístico (a partir do século III a.C.).

Como era classificada a poesia grega?

Para os gregos antigos, música e poesia eram classificados em outra categoria de atividades, com uma definição mais próxima ao que consideramos hoje em dia como arte. ... Não eram vistas como obras de arte. Os relevos eram utilizados para decorar templos e altares com o objetivo de narrar mitos.

Qual papel desempenha a poesia épica na Grécia?

Antes do desenvolvimento da escrita, os poemas épicos foram memorizados e desempenharam um papel importante na manutenção de um registro dos grandes atos e da história de uma cultura. Mais tarde, eles foram escritos e a tradição para esse tipo de poema continuou.

Qual a importância dos poetas?

Seja sua poesia escrita ou cantada, os poetas exercem um papel educacional muito importante. Os filósofos da Grécia Antiga não deixaram de perceber isso. Na visão deles, a poesia era a encarnação de uma experiência de aprendizagem, uma cultura geral que precedia todo o conhecimento especializado científico ou político.

Porque o poeta Hesíodo é importante para o pensamento grego?

O papel pedagógico de Homero e Hesíodo consiste principalmente em mostrar à sociedade grega, cada um a seu modo e de acordo com sua realidade, os valores sem os quais a vida em comunidade não pode prosseguir, porque não tem sentido.

Quais são os poemas homéricos?

Os Poemas: Ilíada e Odisseia A Ilíada caracteriza-se pelas aventuras guerreiras da conquista de Troia. Já a Odisseia, descreve a viagem de Ulisses em sua volta para Ítaca, após a Guerra de Troia. No século VII a.C., rapsodos de toda a Grécia recitavam trechos dessas obras, que ficaram conhecidas como poemas homéricos.

O que significa poemas homéricos?

Homérico é um adjetivo que se refere ou pertence ao poeta grego Homero, a suas obras, ou a seu estilo: “poemas homéricos”, “tempos homéricos”, “período homérico”. ... Homérico, no sentido figurado, é uma expressão usada como referência a algum fato heroico, grandioso, épico.